Como as empresas devem lidar com resíduos e promover a economia circular em consonância com a legislação. É o que traz o e-book gratuito “Legislações em Foco: Sustentabilidade no Brasil e no Mundo”, lançado pela startup Yattó, dedicada à economia circular. O material é indicado para gestores, líderes e profissionais que buscam entender as principais leis e acordos globais relativos a maneiras como empresas devem lidar com resíduos e promover a circularidade.
Entre as diretrizes abordadas, está a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece responsabilidade compartilhada entre empresas, consumidores e governo sobre os resíduos gerados no país, e a Lei de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/2021), que mostra como as organizações podem aproveitar os incentivos fiscais ao investir em programas estruturados para a circularidade dos resíduos.
O livro digital ainda explica como funciona a Responsabilidade Estendida do Produtor (EPR), política global adotada por países como Canadá e Alemanha, que implementa sistemas avançados de reaproveitamento de materiais. O Tratado Global de Combate à Poluição Plástica, um dos mais ambiciosos acordos globais voltados para a redução dos plásticos descartáveis, também está entre os temas abordados no e-book. O conteúdo conta com capítulos dedicados a temas críticos para o setor privado e apresenta soluções práticas para quem deseja cumprir as normas e, também, se tornar mais competitivo em seus mercados por meio de práticas sustentáveis.
“O objetivo é apoiar o setor privado na construção de uma jornada sustentável sólida e eficiente na questão dos resíduos produzidos e distribuídos no país. Reunimos dados atualizados e visões estratégicas para que negócios de diferentes portes se preparem para atender às demandas do mercado e das regulamentações ambientais, que serão cada vez mais fortes daqui para frente”, explica Gabrielle Maia, coordenadora de marketing da Yattó. O material está disponível gratuitamente para download no link.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor