Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
The_Flood_Tablet_or_Tablet_XI_of_the_Epic_of_Gilgamesh,_currently_housed_in_the_British_Museum_in_London.jpg

Você sabe qual é o livro mais antigo do mundo?

Quando se fala no primeiro livro do mundo, com certeza a famosa Bíblia de Gutemberg, de 1455, vêm à mente de muitos. A obra, que também ficou conhecida como a Bíblia de 42 linhas, foi a primeira a ser impressa e representa um marco importante dentro da história da informação.

Porém, o título de primeira composição literária pertence à Epopeia de Gilgamesh. Dado o seu teor, não é demais dizer que ela também figura como a obra mais antiga que versa sobre a história da nossa civilização. Por se tratar de um trabalho tão significativo, sua influência exerce efeito na mesma medida.

Detalhes sobre a Epopeia de Gilgamesh

A Epopeia de Gilgamesh se estende por doze tábuas com escrita cuneiforme. Há cerca de 300 versos em cada uma delas. (Fonte: Getty Images)

Composta por contos transmitidos oralmente durante um considerável período, a Epopeia de Gilgamesh teria sido escrita pelo babilônico Shin-Leqi-Unninni entre 1300 e 1000 a.C.

A história do rei Gilgamesh é o destaque da obra, de modo que ele provavelmente se tornou um símbolo de herói popular naquele período. Além de ter comandado a cidade de Uruk, assim como muitos governantes antigos, ele também foi considerado divino.

Mas, é fato que esse período permaneceu esquecido durante muito tempo, ou melhor, até o século passado. Enquanto as cidades que estavam soterradas no Oriente Médio foram reveladas, os poemas foram encontrados e tiveram o seu valor reestabelecido. Parece simples, mas a verdade é que tal descoberta demandou que estudiosos do mundo todo analisassem e decifrassem o conteúdo das antigas tábuas de argila.

Poemas que dialogam com todas as gerações

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Houve um extenso trabalho para que todo o conteúdo das antigas tábuas fosse traduzido. (Fonte: Getty Images)

Ser antigo não torna o livro menos envolvente. Prova disso é que a história contada é original, rica em aventuras, tragédias, e deixa uma grande lição de moral. E assim como vemos nas obras modernas, ela trata de temas que dialogam ainda hoje conosco, como a busca pela imortalidade e o destino.

Rica em referências, a obra ainda serviu de influência para outros livros mundialmente famosos. Além disso, escritos de grande valor, como a Bíblia Hebraica, que corresponde ao Antigo Testamento, e até mesmo a Ilíada e a Odisseia, de Homero, ressoam parte de seu conteúdo.

Fato é que muitas obras escritas depois fazem referência aos poemas, de modo que esse diálogo literário continua vivo mesmo tantos anos depois do seu surgimento. Definitivamente, a Epopeia de Gilgamesh não é apenas o primeiro livro do mundo, como também um dos mais importantes que temos.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: