Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Por que emaranhados de teia de aranha têm caído do céu na Califórnia?

Por que emaranhados de teia de aranha têm caído do céu na Califórnia?

O Halloween está chegando! E no país que mais celebra a data, uma grande cidade está recebendo teias de aranha naturais caindo dos céus. Moradores da Bay Area — a área da baía da cidade de São Francisco e adjacências —, estão testemunhando um fenômeno que pode ser preocupante: muitas teias de aranha em formato de pequenas nuvens têm circulado pelos ares da região.

Num primeiro momento, houve até medo de que o material branco, que se assemelha a uma seda, pudesse ser algum tipo de ataque químico. No entanto, o governo local “tranquilizou” os moradores afirmando que se trata apenas de teias de aranha. O fenômeno, chamado popularmente em inglês de “ballooning”, ou em português de “voo das aranhas, não é raro, mas tem se intensificado nos últimos anos, gerando algumas preocupações.

O que é o “ballooning” das aranhas?

Aranha realizando o balonismo. (Fonte: WikimediaCommons/Reprodução)

Depois que uma grande ninhada de aranhas eclode, há muita disputa por alimentos e moradia, portanto, logo que os insetos alcançam maturidade suficiente, elas tecem um tipo de paraquedas de teia e deixam-se levar para outra região. Este tipo de “balão” pode subir mais de 4 km de altura e, portanto, ser deslocado por imensas distâncias, até atravessando oceanos.

Várias espécies de aranha utilizam esta técnica para mudar o local de seu habitat, diminuindo a competição por alimentos e parceiros. Na região de São Francisco, algumas espécies de aranha com grandes populações adotam esse comportamento, como as aranhas-caranguejo, as aranhas-lobo e outros indivíduos da família Araneidae.

Os balões podem ficar à mercê das correntes de ar e de campos elétricos em nuvens, mas estudos já demonstraram que as aranhas utilizam estratégias para poder direcionar o seu caminho com alguma precisão.

Normalmente, quando os fios da teia caem no chão, as aranhas não estão mais presentes. Elas podem ter descido em pontos onde o balão tenha encostado ou até ter usado outra teia para encontrar um novo habitat.

Boom na população de aranhas

Apesar do fenômeno dos “balões” de aranha ser comum, este ano a atividade tem sido acima do comum. Cientistas afirmam que as aranhas podem ter passado por um boom populacional nos últimos tempos. O crescimento da população destes aracnídeos ocorre em ciclos, com alguns anos de alta atividade e outros de declínio.

Aparentemente, o recente calor e as pesadas chuvas da Califórnia podem ter influenciado na multiplicação das aranhas. Isto porque essas condições favorecem o crescimento de plantas, que por sua vez favorecem a aparição de insetos, o principal alimento das aranhas. Com muita comida, a reprodução ganha força. O clima quente também facilita os deslocamentos pelo ar por maiores distâncias.

Apesar de o pensamento de aranhas caindo do céu não ser nada tranquilizador, cientistas e autoridades locais reforçam que não há nada a temer. As aranhas não farão mal aos humanos se não forem provocadas, já que se alimentam apenas de insetos. O único receio dos especialistas é que esses animais possam se deslocar para áreas onde não encontrem competição nem predadores e possam se tornar uma espécie invasora.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes