Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Belém vai sediar congresso nacional dos povos tradicionais de matriz africana em 2025

Belém vai sediar congresso nacional dos povos tradicionais de matriz africana em 2025

A confirmação do evento na capital paraense foi confirmada com a assinatura de um documento de compromisso pela Prefeitura de Belém e o Fonsanpotma.

A Prefeitura de Belém se reuniu com a representação nacional e municipal do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma), no dia 6 de maio, para acolher o pedido de realização do Congresso Nacional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana na capital paraense, previsto para 2025. O evento foi confirmado com a assinatura de um documento de compromisso, assinado pela Prefeitura de Belém e o Fonsanpotma.

“Eles estão em busca do fortalecimento da rede de proteção dos povos de matriz africana, que, historicamente, sofrem violações de seus direitos. A Prefeitura se sente muito honrada em fazer parte dessa rede de proteção e o que for possível ser feito será para esse fortalecimento”, declarou a secretária executiva do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas do Comitê da COP-30 em Belém, Marinor Brito.

Segundo o coordenador nacional do Fonsanpotma, Tata Nganga Dile, “a Amazônia, o Brasil e o planeta estarão olhando para cá em 2025, por causa da COP-30. Por esse motivo, a expectativa ao realizar esse congresso aqui é para dar um recado coletivo sobre os povos de matriz africana para o mundo”.

Diversas lideranças dos povos tradicionais de matriz africana que atuam em participaram da reunião de firmação do compromisso da gestão municipal, entre elas, a mãe de santo Jhys de Nanã Oyekunirete. 

“Nós também estamos aqui para dizer qual é a nossa visão de defesa da natureza, dos biomas, de superações das crises climáticas, porque os modelos que estão implantados mostram que estão destruindo tudo e nós somos os guardiães da floresta viva”, declarou Jhys de Nanã, que também é coordenadora da Executiva Municipal da Fonsanpotma Belém.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: