Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Onychomys_torridus_torridus.jpg

Ratinho agressivo e superpredador uiva para a Lua antes de atacar

Se há uma coisa que o reino animal nos ensina é que sempre há surpresas reservadas para nós, humanos. Para se ter uma ideia, num cenário noturno no Deserto de Sonora, região que vai dos Estados Unidos ao México, um pequeno roedor fica em pé e uiva para a Lua

Há uma boa chance de você agora estar pensando que estamos falando de algum filme hollywoodiano, mas, acredite, é a vida real. O protagonista dessa “cena” é o rato-gafanhoto-do-sul (Onychomys torridus), uma criatura, no mínimo, curiosa — para não dizer estranha.

Assassino impiedoso

O rato-gafanhoto-do-sul fica em pé para uivar para a Lua. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Um ponto a ficar muito claro é: este não é um rato comum. Ele é uma máquina de matar em miniatura, um predador implacável que não se intimida com nada, nem mesmo com escorpiões venenosos.

O escorpião-casca (Centruroides sculpturatus), do Arizona, é um bicho que tradicionalmente causa pânico a outros animais pela nocividade tóxica do seu veneno. Contudo, esse perigoso artrópode não é páreo para o rato-gafanhoto-do-sul, que não apenas o enfrenta, como o devora igual a um petisco num sábado à tarde. 

Enquanto outros animais sentiriam dor agonizante ao serem picados pelo escorpião, o rato-gafanhoto simplesmente ignora o veneno. Ele possui uma proteína especial que impede que os sinais de dor cheguem ao seu cérebro

Na verdade, o veneno do escorpião, que é uma neurotoxina, atua como um analgésico para o nosso querido rato. É como se ele estivesse transformando o veneno do seu inimigo em sua própria defesa.

Um ‘salve’ para a Lua

Se não bastasse essa habilidade surpreendente, nosso pequeno amigo ainda tem um comportamento estranho. Antes de fazer uma refeição farta, ele emite um uivo peculiar para a Lua. É isso mesmo que você leu. 

Esse comportamento estranho tem intrigado os cientistas por anos. Alguns especulam que seja um sinal de vitória, já outros especialistas acreditam que se trate de uma forma de marcar território. Mas há quem defenda que tal gesto é uma simples expressão de alegria pelo banquete iminente.

Predador feroz

O escorpião-de-casca é um alvo fácil para o rato-gafanhoto-do-sul. (Fonte: Wikimedia Commons/ Reprodução)
O escorpião-de-casca é um alvo fácil para o rato-gafanhoto-do-sul. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Por mais que o rato-gafanhoto-do-sul se alimente principalmente de artrópodes, como besouros, gafanhotos e escorpiões, ele pode ir além. 

Como é um verdadeiro predador, possui a capacidade de caçar presas maiores do que ele, como lagartos e outros roedores. E ele ataca com precisão, mordendo na base do crânio para garantir que sua presa não tenha chance de escapar

E se você acha que por ser um animalzinho feroz ele é solitário, está enganado. Ele pode até viver em pares, mas essa convivência muitas vezes termina em tragédia, com um dos parceiros eliminando o outro. Não há vida tranquila perto desses pequenos roedores. 

De qualquer modo, se você resolver acampar no deserto americano-mexicano e presenciar um rato uivando para a Lua, saiba que não está tendo alucinações (a menos que tenha consumido cogumelos mágicos). É apenas o rato-gafanhoto-do-sul realizando seu ritual antes de fazer um belo banquete. 

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: