Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Premiê de Portugal apresenta um novo governo em contexto de incertezas – Mundo – CartaCapital

Premiê de Portugal apresenta um novo governo em contexto de incertezas – Mundo – CartaCapital

O novo primeiro-ministro português, Luis Montenegro, apresentou, nesta quinta-feira 28, os 17 membros de seu governo, depois que sua coalizão de centro-direita conseguiu se impor em um Parlamento muito dividido.

O advogado, de 51 anos, foi encarregado de formar um governo após vencer as eleições legislativas de 10 de março por uma margem apertada.

No pleito, a Aliança Democrática (AD), de centro-direita, foi a mais votada, seguida do Partido Socialista e, em seguida, do partido Chega, de extrema-direita.

Os resultados não permitiram ao partido de Montenegro formar maioria absoluta de pelo menos 116 legisladores e o dirigente descartou formar alianças com o apoio da extrema-direita.

Nesta quinta, o premiê enviou sua lista de 17 ministros ao presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e deixou o palácio presidencial sem dar declarações.

A lista inclui políticos experientes em cargos importantes como os ministério das Finanças, da Economia e das Relações Exteriores, segundo um comunicado divulgado pelo gabinete presidencial.

O eurodeputado Paulo Rangel será o novo chefe da diplomacia portuguesa e Joaquim Miranda Sarmento, ex-presidente do grupo parlamentar do partido de Montenegro, assumirá a pasta das Finanças.

Pedro Reis, que dirigiu a agência para a promoção de exportações e investimentos estrangeiros, chefiará o Ministério da Economia.

O governo minoritário de Montenegro, que inclui sete mulheres, assumirá o poder na próxima terça-feira 2, pondo fim a oito anos de governo socialista.

Durante vários dias, o Parlamento, muito dividido, foi incapaz de eleger um presidente. Por fim, conseguiu-se um acordo na quarta-feira para repartir a presidência entre os dois principais partidos.

Na frente econômica e financeira, no entanto, o novo governo se beneficiará de um clima econômico mais positivo.

O país herda um superávit orçamentário de 1,2% do PIB, o segundo superávit anual desde que Portugal recuperou a democracia em 1974.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: