Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas vira lei

Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas vira lei

Impulsionado pelo desastre que acometeu o Rio Grande do Sul desde maio, o Congresso aprovou e o presidente Lula enfim sancionou o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas. Por três anos, a proposta estava parada no Congresso, mas avançou após as chuvas no RS. A sanção da proposta ocorreu na 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, realizada nesta quinta-feira (27) e foi publicada na edição desta sexta (28) no Diário Oficial.

A nova lei da adaptação também servirá para estados e municípios e estabelece critérios para elaboração do plano de adaptação, que deverá identificar e avaliar medidas para estabelecer prioridades de ação. O plano também envolve assegurar a implementação de infraestrutura urbana, infraestrutura nacional e infraestrutura baseada na natureza e estabelece as diretrizes para que estados e municípios comecem a elaborar seus planos de adaptação às mudanças do clima. Entre as diretrizes propostas está a obrigatoriedade da criação de instrumentos econômicos e socioambientais que permitam a adaptação dos sistemas naturais, humanos, produtivos e de infraestrutura, de forma a evitar que os planos apresentados por estados e municípios fiquem muito vagos.

“Esse projeto cria mecanismos para a gente fazer o enfrentamento na agenda de adaptação, o que será fundamental, porque vem ao encontro do Plano Clima e do Plano de Emergência Climática, e todos nós haveremos de sair da lógica da gestão do desastre para a gestão do risco”, sublinhou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Também ontem, foi sancionado o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que estimula a descarbonização no setor automotivo. 

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: