Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Passa boi, passa boiada, passa trem, passa navio-tanque… passa a história

Passa boi, passa boiada, passa trem, passa navio-tanque… passa a história


Esta é a maior planta de hidrogênio verde da Europa, que a empresa Yara inaugurou, na segunda-feira passada, em Porsgrunn, na Noruega. A fábrica é dedicada à produção de amônia verde para fertilizantes e combustível para navios. O título da unidade e a sua grandeza física, vista na foto, impressionam.

O hidrogênio é produzido com eletrólise de água e energia renovável, substituindo o gás natural como matéria-prima e reduzindo anualmente 41 mil toneladas de emissões de COdo local. A geração de energia é pequena, de 24 megawatts, para as proporções das hidrelétricas do Pará. Cada turbina da usina de Belo Monte tem capacidade de gerar 35 vezes mais. A inovação nesse setor se deve ao fato de que a planta utiliza eletrólise da água alimentada por energia renovável para produzir hidrogênio. A empresa já entregou as primeiras toneladas de fertilizantes a partir de amônia renovável para uma cooperativa agrícola no país.

Além dos fertilizantes produzidos com eletrólise da água e energia renovável, a companhia também está desenvolvendo fertilizantes baseados em amônia de baixo carbono utilizando captura e armazenamento de carbono, diminuindo sensivelmente a emissão do poluente e aumentando sua rentabilidade.

No Brasil, a empresa norueguesa tem cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Enquanto isso, o projeto de substituição da fonte de energia da fábrica de alumina da Alunorte, a maior do mundo fora da China, também controlada pelos noruegueses, utiliza o gás natural, opção já superada no país de origem da empresa.

Enquanto decisões desse porte são tomadas e implantadas, depois do trem de minério, os paraenses verão agora passar o navio-tanque de gás natural (não renovável) navegar pela frente de Belém. E o Pará ficar para trás nesse novo momento de transformação do uso de energia, como meio século atrás, no primeiro choque do petróleo.


A imagem que abre este artigo é uma planta digital da fábrica inaugurada e a imagem que encerra o artigo mostra o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre e a equipe de projeto da Yara na inauguração oficial da planta de hidrogênio renovável da Yara em Herøya, em Porsgrunn (Foto: Tim Carlsen/Divulgação).


O post Passa boi, passa boiada, passa trem, passa navio-tanque… passa a história apareceu primeiro em Amazônia Real.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Amazônia Real e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: