Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
O calor que matou os botos

O calor que matou os botos


A seca do ano de 2023 na Amazônia é ainda uma a ser contada. Raras vezes se viu a força da natureza ser tão implacável, mesmo em um ambiente já acostumado aos extremos de seus ciclos naturais.

Todo ano, o amazônida sabe que as águas vão subir e baixar. E ele aprendeu a se adaptar a essa realidade. Mas, no ano passado, os efeitos climáticos passaram de todos os limites.

Os rios mais que secaram: alguns desapareceram. Os animais perderam seus refúgios e milhares deles morreram.

Só no lago Tefé, no Amazonas, pesquisadores do Instituto Mamirauá tiveram de recolher, durante dois meses, 222 carcaças de tucuxis e botos vermelhos.

Por que ocorreu essa mortandade sem precedentes de mamíferos aquáticos? E que alerta ela traz sobre a crise climática?

Amazônia Real reconstitui neste mini documentário esse triste episódio, ouvindo especialistas e pessoas que estiveram envolvidas na vã tentativa de salvar os animais, em reportagem e vídeo especiais de Wérica Lima e Stéffane Azevedo.

Leia a reportagem especial O colapso dos botos.


Para garantir a defesa da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, a agência de jornalismo independente e investigativa Amazônia Real não recebe recursos públicos, não recebe recursos de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas com crime ambiental, trabalho escravo, violação dos direitos humanos e violência contra a mulher. É uma questão de coerência. Por isso, é muito importante as doações das leitoras e dos leitores para produzirmos mais reportagens sobre a realidade da Amazônia. Agradecemos o apoio de todas e todos. Doe aqui.


Republique nossos conteúdos: Os textos, fotografias e vídeos produzidos pela equipe da agência Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia: jornais impressos, revistas, sites, blogs, livros didáticos e de literatura; com o crédito do autor e da agência Amazônia Real. Fotografias cedidas ou produzidas por outros veículos e organizações não atendem a essa licença.


As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Amazônia Real e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes