Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso preserva mais de 300 peças

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso preserva mais de 300 peças

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Foto: João Felipe/ Secel-MT

Museus são ambientes que protegem fragmentos da história da humanidade. Desde peças cerâmicas à livros de única publicação, no mundo todo é possível encontrar museus dedicados aos mais diversos temas. Os museus de arte sacra, com teor religioso, são um exemplo da trajetória de fé dos seres humanos. Um deles está em Mato Grosso, estado que compõe a Amazônia Legal.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, fundado em 10 de março de 1980, dentro do Seminário da Conceição, “tem uma rica história preservando peças do século XVIII, remanescentes da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário”, segundo informações do site oficial.

De acordo com informações do museu, “em meados do mesmo ano, devido uma forte chuva, parte das instalações do seminário desmoronou, danificando as peças e forçando o acervo a ser transferido para a Fundação Cultural do Mato Grosso, na praça da república. Em 1984 voltou a ocupar o espaço inicial, contudo em 1992, o museu e o seminário fecharam devido a problemas nas instalações, reabrindo somente no ano de 2008 com uma reinauguração depois de um processo de restauração do espaço”.

Leia também: Conheça a Amazônia através de cinco museus da região Norte

O museu abriga elementos da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica, com um acervo composto por mais de 300 peças entre de alfaias, pratarias, imagens, paramentos, retábulos (estrutura que fica por trás ou acima do altar) e indumentárias dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

A maior parte das obras tem origem nas antigas igrejas da região, como a Catedral do Senhor Bom Jesus, demolida nos anos 1960, e outras capelas históricas que passaram por processos de renovação e descarte de acervos.

Leia também: Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra integram programação nacional

Um dos destaques do acervo é a reconstituição do quarto de Dom Francisco de Aquino Corrêa, arcebispo de Cuiabá no início do século XX, considerado uma das figuras mais importantes da história da Igreja Católica em Mato Grosso. Seus pertences pessoais, livros, móveis e vestimentas ajudam a contar a história da influência religiosa sobre a formação cultural da capital mato-grossense.

Além disso, o museu também abriga o sino de Nossa Senhora do Despacho, a Tacheira do Sino Pascal, uma cruz trevolada, uma pintura da chegada do bom senhor do Jesus de Cuiabá, crucifixos, livros, cruzes, pinturas e muitas obras relacionadas aos ritos e celebrações da igreja. 

O Museu de Arte Sacra também se destaca por suas atividades educativas. Visitas guiadas, oficinas, palestras e exposições permanentes e temporárias fazem parte de sua programação, aproximando a comunidade do patrimônio histórico e incentivando o olhar crítico e sensível sobre a cultura religiosa. 

Leia também: ‘Qual é a sua cruz?’: 79 cruzes compõem exposição no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Além disso, o site oficial do museu apresenta uma visita virtual. Confira AQUI.

Pintura da chegada da imagem de Senhor Bom Jesus do Cuiabá

Obra pintada por Fausto Furlan, pintor e cenógrafo, nascido em 1927 em Oderzzo (Itália).

Chegada da imagem de senhor bom Jesus do Cuiabá. Foto: Reprodução/ Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Imagem de São José

A imagem pertencia à antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá. Escultura é de São José, descendente da casa real de Davi, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Na Bíblia é apresentado como um homem justo que dedicou sua vida aos cuidados de Jesus e Maria.

Foto: Reprodução/ Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Exposição Retábulos da antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Quatro retábulos dos século XVIII e XIX, remanescentes da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 25 de setembro de 1968.

Foto: Ricardo P. Macedo

Exposição Papa João Paulo II

O Papa João Paulo II, durante seu pontificado, um dos mais longos da história católica, proferiu mais de 20 mil discursos, fez mais de 100 viagens pastorais internacionais, além de ter sido assistido por mais de 18 milhões de pessoas nas audiências gerais. 

Leia também: HABEMUS PAPAM: Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV, é cidadão do Peru

Foto: Ricardo P. Macedo

Exposição Ilustre morador: Dom Francisco de Aquino Corrêa

A exposição está montada nos cômodos que foram utilizados como aposentos de Dom Aquino Corrêa, durante o período em que ele fez do Seminário Nossa Senhora da Conceição sua residência e contém mobílias, pinturas, vestuário litúrgico e objetos que pertenceram a Dom Aquino.

Foto: Ricardo P. Macedo 

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes