Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
MPF tenta suspender na justiça leilão de petróleo na Foz do Amazonas

MPF tenta suspender na justiça leilão de petróleo na Foz do Amazonas

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação na Justiça Federal, nesta quinta-feira (12), em que pede a suspensão imediata do leilão de blocos de petróleo e gás da 5ª Oferta Permanente de Concessão (OPC), previsto para a próxima terça-feira (17).

A ação foi movida contra a União e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e busca impedir a oferta de 47 blocos para exploração na bacia da Foz do Rio Amazonas, até que sejam cumpridas uma série de medidas previstas na legislação socioambiental.

Segundo o MPF, a realização do leilão sem os estudos prévios adequados representa uma grave violação de direitos fundamentais, compromissos internacionais e da legislação ambiental brasileira.

Na ação, o MPF destaca que a expansão da exploração de petróleo na região representa um “grave contrassenso” diante da emergência climática e dos compromissos assumidos pelo Brasil, como o Acordo de Paris. O órgão aponta que a decisão de leiloar os blocos sem quantificar previamente os impactos climáticos e socioambientais é “cientificamente insustentável, legalmente indefensável e moralmente injustificável”.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes