Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Maria Felipa: a escravizada liberta que se tornou heroína da independência do Brasil

Maria Felipa: a heroína da independência da Bahia

Maria Felipa de Oliveira foi uma mulher negra, escravizada liberta, que participou ativamente da luta pela independência do Brasil na Bahia, no início do século XIX. Ela é considerada uma das três heroínas da independência, ao lado de Joana Angélica e Maria Quitéria.

Origens e vida pessoal

Maria Felipa nasceu escrava na Ilha de Itaparica, na Bahia, por volta de 1780. Não se sabe ao certo quem foram seus pais, mas acredita-se que ela tenha sido filha de uma escrava africana com um português. Ela foi liberta ainda jovem e passou a trabalhar como marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal. Ela também aprendeu a lutar capoeira, uma arte marcial afro-brasileira que mistura dança, música e acrobacias.

Maria Felipa era alta, forte e bonita. Ela se vestia com saias rodadas, bata, torso e chinelas. Ela teve vários relacionamentos amorosos, mas nunca se casou oficialmente. Ela teve pelo menos dois filhos: João e Maria.

Participação na independência

Em 1822, o Brasil declarou sua independência de Portugal, mas a província da Bahia ainda estava sob o domínio das tropas portuguesas, que ocupavam Salvador e outras cidades do Recôncavo Baiano. Os baianos se organizaram em grupos de resistência para expulsar os invasores.

Maria Felipa foi uma das líderes desses grupos. Ela morava na Ponta de Areia, uma região estratégica da Ilha de Itaparica, onde os navios portugueses ancoravam para abastecer e atacar o Recôncavo. Ela reuniu um grupo de mais de 40 mulheres e homens de diferentes classes e etnias, que vigiavam a praia dia e noite e fortificavam as trincheiras para prevenir a chegada do exército inimigo. Ela também organizava o envio de alimentos para o interior da Bahia.

Maria Felipa usou sua inteligência e coragem para planejar e executar várias ações contra os portugueses. Uma delas foi incendiar os navios inimigos que estavam ancorados na Ponta de Areia. Ela e seu grupo se disfarçaram de lavadeiras e levaram cangalhas com roupas molhadas para a praia. Dentro das roupas, eles esconderam algodão embebido em óleo e pólvora. Eles se aproximaram dos navios e jogaram as roupas em chamas sobre eles, provocando um grande incêndio que destruiu seis embarcações.

Outra ação foi atacar os marinheiros portugueses que desembarcavam na praia para se divertir com as mulheres locais. Maria Felipa e seu grupo se misturaram às mulheres e seduziram os soldados. Quando eles estavam distraídos, elas os surpreenderam com golpes de capoeira e os amarraram com cordas de caroá, uma planta espinhosa. Depois, eles foram entregues aos patriotas baianos.

Maria Felipa também participou de batalhas campais contra os portugueses, como a Batalha de Itaparica, em 7 de janeiro de 1823, que resultou na vitória dos baianos e na libertação da ilha. Ela lutou ao lado de outros heróis da independência, como o almirante Lord Cochrane e o general Labatut.

Reconhecimento e legado

Maria Felipa morreu em 1873, aos 93 anos, na Ilha de Itaparica. Ela foi enterrada no cemitério da Igreja do Bomfim. Sua história foi preservada pela tradição oral dos moradores da ilha e das cidades do Recôncavo Baiano.

Apesar de praticamente não existirem documentos históricos que atestem sua existência e seus feitos, Maria Felipa foi reconhecida como uma das heroínas da independência do Brasil pela Lei Federal nº 13.697, de 26 de julho de 2018.

Ela também é homenageada em diversas manifestações culturais da Bahia, como cortejos cívicos, espetáculos teatrais, músicas e livros. Ela é considerada um símbolo da resistência negra, feminina e popular na história brasileira.

Fontes  conversa com o Bing, 21/05/2023
(1) Quem foi Maria Felipa, a escravizada liberta que combateu … – BBC. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-62353785.
(2) Quem foi Maria Felipa, a escravizada liberta que combateu … – G1. https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/06/quem-foi-maria-felipa-a-escravizada-liberta-que-combateu-marinheiros-portugueses-e-incendiou-navios.ghtml.
(3) Quem foi Maria Felipa, a escravizada liberta que combateu marinheiros …. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2022/08/06/quem-foi-maria-felipa-a-escravizada-liberta-que-combateu-marinheiros-portugueses-e-incendiou-navios.htm.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: