Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2639

Lula reforça laços com Europa e defende acordo com Mercosul em viagem

Lula se encontra com Papa, Macron e Mattarella em viagem à Europa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem à Europa nesta semana, onde terá encontros com o Papa Francisco, com os presidentes da Itália e da França, e fará discurso em um festival na cidade de Paris. Esta é a terceira vez que o petista visita o continente desde que assumiu o terceiro mandato, em janeiro deste ano.

Reunião com o sociólogo Domenico De Masi

O primeiro compromisso de Lula foi nesta terça-feira (20), uma reunião com o sociólogo italiano Domenico De Masi, em Roma. De Masi é precursor do conceito de “ócio criativo”, que defende a busca por uma vida mais equilibrada entre trabalho, estudo e lazer. Lula e De Masi já se encontraram outras vezes e trocaram elogios públicos.

Audiência com o Papa Francisco

Na quarta-feira (21), Lula teve uma audiência com o Papa Francisco, no Vaticano. Foi o primeiro encontro entre os dois desde que Lula retornou ao Palácio do Planalto. O presidente disse que partiu dele a iniciativa de pedir a audiência com o pontífice, que se recuperou recentemente de uma cirurgia no intestino.

Lula afirmou que queria discutir com Francisco ações contra a desigualdade e para alcançar um acordo capaz de paralisar a guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente também elogiou o papel do Papa na defesa do meio ambiente e dos direitos humanos.

Encontro com o presidente da Itália

Ainda na quarta-feira, Lula se reuniu com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, em Roma. Os dois líderes conversaram sobre as relações bilaterais entre os países, o combate à pandemia de Covid-19 e a cooperação na área de ciência e tecnologia.

Lula também aproveitou para agradecer o apoio da Itália ao acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que ainda não foi ratificado pelos parlamentos dos países envolvidos. O presidente brasileiro disse que o acordo é importante para fortalecer os laços econômicos e culturais entre os blocos.

Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global

Na quinta-feira (22), Lula participou da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris. O evento foi organizado pelo presidente francês Emmanuel Macron e contou com a presença de outros chefes de Estado e de governo, como Angela Merkel (Alemanha), Joe Biden (Estados Unidos) e Xi Jinping (China).

O objetivo da cúpula foi discutir propostas para reformar o sistema financeiro internacional e promover uma recuperação econômica sustentável após a crise provocada pela pandemia. Entre os temas abordados estavam a tributação global das grandes empresas digitais, a redução da dívida dos países pobres e a alocação de recursos para o combate às mudanças climáticas.

Lula defendeu a necessidade de uma maior cooperação multilateral e solidária para enfrentar os desafios globais. Ele também criticou as medidas unilaterais impostas pelos Estados Unidos contra países como Cuba, Venezuela e Irã, que dificultam o acesso dessas nações a recursos financeiros e humanitários.

Discurso no evento Power Our Planet

Ainda na quinta-feira, Lula faz um discurso no evento Power Our Planet, no Campo de Marte, em Paris. O evento é um festival musical e cultural que reuniu artistas como Lenny Kravitz, Billie Eilish e H.E.R., além de ativistas ambientais como Greta Thunberg e Leonardo DiCaprio.

O convite a Lula para participar do festival foi feito pelo vocalista do Coldplay, Chris Martin, que se encontrou com o presidente brasileiro em março, quando veio ao país para uma turnê. Lula agradeceu o convite e disse que era uma honra estar ao lado de pessoas que se dedicam a defender o planeta.

Lula destacou as ações de seu governo para preservar a Amazônia e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Ele também cobrou dos países ricos uma maior responsabilidade e compromisso com o financiamento da transição ecológica nos países em desenvolvimento.

Jantar com Macron e outros líderes

Na noite de quinta-feira, Lula participa de um jantar oferecido por Macron aos chefes de delegação participantes da cúpula. O encontro e uma oportunidade para os líderes trocarem impressões sobre os resultados da reunião e os próximos passos para a implementação das propostas.

Lula e Macron terão uma agenda bilateral na sexta-feira (23), em que discutirão temas como a guerra na Ucrânia, a situação política na América Latina e o acordo entre Mercosul e União Europeia. Lula disse que quer conversar com Macron sobre as condições do acordo, que enfrenta resistências de alguns países europeus, como a França, por questões ambientais.

Lula afirmou que o Brasil está comprometido com o cumprimento das normas ambientais e sociais previstas no acordo, mas que não aceita ser alvo de ameaças ou sanções por parte da União Europeia. Ele disse que o acordo é benéfico para ambas as partes e que espera que seja ratificado em breve.

Balanço da viagem

A viagem do presidente Lula tem um balanço positivo dos encontros que teve na Europa. Ele conseguiu fortalecer as relações do Brasil com os países visitados e com a comunidade internacional. Ele também disse que recebeu manifestações de apoio e solidariedade pela sua volta ao poder após ter sido vítima de um golpe jurídico-midiático em 2016.

Sua viagem à Europa demonstra que o Brasil está de volta ao cenário mundial como um país soberano, democrático e respeitado. E, que seu governo está empenhado em promover o desenvolvimento econômico e social do país, com justiça e inclusão, e em contribuir para a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável.

Origem: conversa com o Bing, 22/06/2023
(1) Agenda de Lula na Europa prevê encontros com Papa, presidentes da …. https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/18/agenda-de-lula-na-europa-preve-encontros-com-papa-presidentes-da-italia-e-franca-e-discurso-em-festival.ghtml.
(2) Lula embarca em viagem à Europa; agenda prevê encontros com Papa … – G1. https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/19/lula-embarca-em-viagem-a-europa-agenda-preve-encontros-com-papa-macron-e-presidente-da-italia.ghtml.
(3) Lula desembarca em Roma, na Itália, na 3ª viagem à Europa em 5 meses …. https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/lula-desembarca-em-roma-na-italia-na-3a-viagem-a-europa-em-5-meses.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: