Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2636

Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano para discutir a paz e a fome no mundo

Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano para discutir a paz e a fome no mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Francisco se encontraram nesta quarta-feira (21) no Vaticano, em uma reunião que durou cerca de uma hora e meia. O encontro foi marcado por gestos de afeto, como abraços e sorrisos, e por temas como a guerra na Ucrânia, as mudanças climáticas e o combate à fome no mundo.

Segundo o Partido dos Trabalhadores, o encontro com o papa aconteceu graças à intercessão do presidente argentino Alberto Fernández. O mandatário visitou seu compatriota Francisco em 31 de janeiro e perguntou-lhe se receberia o líder da esquerda brasileira¹.

Lula, aproveitou a oportunidade para convidar o pontífice para participar do Círio de Nazaré, uma das principais festas religiosas do país realizada anualmente em outubro, em Belém (PA)².

O presidente também presenteou o papa com uma escultura de uma flor com os dizeres “Paz na Terra”, feita pelo artista plástico Francisco Brennand³. Em troca, recebeu uma medalha com a imagem de São Francisco de Assis, padroeiro dos pobres e da ecologia⁴.

Em suas redes sociais, Lula agradeceu ao papa pela “boa conversa sobre a paz no mundo” e disse que ele é “um exemplo de humildade e compromisso com os mais necessitados”. O presidente também afirmou que o papa lhe pediu para rezar por ele⁵.

O encontro entre Lula e Francisco foi o primeiro desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou, em 2021, todas as condenações do petista na Operação Lava Jato e julgou o então juiz responsável pelas ações, o atual senador Sérgio Moro (Podemos-PR), como magistrado suspeito⁶.

Em 2019, quando Lula estava preso em Curitiba, o papa lhe enviou uma carta na qual manifestava sua solidariedade e sua preocupação com os “graves problemas sociais” do Brasil. Na ocasião, Francisco também disse que rezava pelo ex-presidente e pelos que sofriam como ele de “injustiças”.

O encontro no Vaticano faz parte da agenda que Lula cumpre na Europa nesta semana, quando passará por Itália e França. Antes de se reunir com o papa, o presidente teve audiências com o presidente da Itália, Sérgio Mattarella, com o ex-primeiro-ministro Massimo D’Alema e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein².

Ainda hoje, Lula participará de um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que lidera um partido de extrema-direita do país. Para finalizar a agenda do dia, o chefe do Governo Federal fará uma visita ao prefeito de Roma, Roberto Gualtieri².

Na quinta-feira (22), Lula seguirá para Paris, onde receberá o título de cidadão honorário da capital francesa das mãos da prefeita Anne Hidalgo. O reconhecimento foi concedido em 2019 pela defesa dos direitos humanos e da democracia.

Na sexta-feira (23), o presidente se encontrará com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu. A expectativa é que eles discutam questões como a cooperação bilateral, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e a crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19.

Lula também terá reuniões com lideranças políticas e sociais francesas, como o ex-presidente François Hollande, o ex-primeiro-ministro Lionel Jospin, o líder do partido França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, e a ativista ambiental Greta Thunberg.

O encontro entre Lula e o papa Francisco também é interpretado como um gesto de aproximação com os setores religiosos do Brasil, especialmente os católicos, que representam cerca de 50% da população. O pontífice é considerado uma referência moral e espiritual para muitos brasileiros, além de ter uma agenda progressista em temas como direitos humanos, meio ambiente e diálogo inter-religioso.

A visita ao Vaticano também pode ter um impacto na relação entre Lula e o presidente argentino Alberto Fernández, que intermediou o encontro. Os dois líderes são aliados políticos e ideológicos na região e têm defendido uma maior integração entre os países sul-americanos.

O encontro entre Lula e o papa Francisco foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nesta quarta-feira. Muitos internautas elogiaram a iniciativa e destacaram a importância do diálogo entre os dois líderes mundiais. Outros criticaram a viagem do presidente e questionaram sua legitimidade e sua conduta ética.

Origem: conversa com o Bing, 21/06/2023
(1) Após ajuda de presidente argentino, Lula se encontra com Papa no …. https://bing.com/search?q=encontro+do+presidente+Lula+com+o+papa+Francisco.
(2) Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano – Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-06/lula-e-papa-francisco-se-encontram-no-vaticano.
(3) Lula e papa Francisco se abraçam durante encontro no Vaticano – Terra. https://www.terra.com.br/noticias/lula-e-papa-francisco-se-abracam-durante-encontro-no-vaticano,080438589fe9dbff260315f4f1a4809273v539qf.html.
(4) Objeções à Lava-Jato, carta e encontro no Vaticano: relembre as …. https://www.folhape.com.br/noticias/objecoes-a-lava-jato-carta-e-encontro-no-vaticano-relembre-as/276640/.
(5) Em encontro, Lula e o Papa Francisco discutem a ‘paz no mundo’. https://www.cartacapital.com.br/politica/em-encontro-lula-e-o-papa-francisco-discutem-a-paz-no-mundo/.
(6) Lula embarca em viagem à Europa; agenda prevê encontros com Papa … – G1. https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/19/lula-embarca-em-viagem-a-europa-agenda-preve-encontros-com-papa-macron-e-presidente-da-italia.ghtml.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: