Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Golden retrievers têm gene especial que podem fazê-los viver mais!

Golden retrievers têm gene especial que podem fazê-los viver mais!

Os cães da raça golden retriever são campeões no quesito simpatia. Com um jeito alegre, eles rapidamente contagiam o ambiente, fazendo com que sejam considerados, além de inteligentes e ágeis, alguns dos cães mais dóceis, prestativos e fáceis de educar.

Por outro lado, não significa que os goldens, assim como todos os outros cachorros, independente da raça, não exijam uma série de cuidados no dia a dia. Afinal, o objetivo de seus amigos humanos é que o animal peludo viva por muitos anos.

Em geral, um golden retriever vive entre 10 e 12 anos. E com o objetivo de investigar mais sobre a longevidade dessa raça bastante popular, um novo estudo publicado na revista GeroScience chegou a conclusões interessantes.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Em busca do segredo da longevidade do golden retriever

Apesar da incidência de câncer ser considerável entre os goldens, alcançando uma taxa de mortalidade de até 65%, ainda há muitos que vivem até os 15 ou 16 anos de idade. Isso sem falar em alguns casos famosos, como o do golden mais velho do mundo.

Intrigados, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, foram investigar se havia algo diferente no DNA dos cães que viviam mais. E foi constatado que de fato há um fator genético que está relacionado com essa diferença e fazia com que eles vivessem até os 13 anos e meio.

Para investigar essa possibilidade, foram analisados 304 goldens, e assim foi possível comparar o material genético dos mais saudáveis com o daqueles que não chegaram a completar os 12 anos de idade.

A descoberta é que o gene HER4 (ou ERBB4), presente em uma família de proteínas bastante conhecida, foi associado a uma elevação de quase dois anos na expectativa de vida do golden retriever, uma vez que tenha sido transmitido a ele.

Na presença de um determinado gene, cães viveram, em média, até os 13 anos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Na presença de um determinado gene, cães viveram, em média, até os 13 anos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Conclusões do estudo

Pesquisadores acreditam ainda que essa variante tende a interagir mais com o estrogênio, o que poderia beneficiar mais as fêmeas do que os machos dessa raça. Além disso, Robert Rebhun, que é coautor do estudo, destacou outro potencial benefício da pesquisa em comunicado:

“Se descobrirmos que esta variante no HER4 é importante na formação ou progressão do câncer em golden retrievers, ou se pode realmente reduzir o risco da doença nesta população predisposta a formação de tumores malignos, isso pode ser algo que poderá ser usado em futuros estudos sobre câncer em humanos”, disse ele.

Apesar das evidências encontradas, ainda é preciso seguir com cautela. O próprio estudo destaca que a ausência de um conjunto mais robusto de dados, por exemplo, impede identificar quais cães foram castrados e quando.

Esse motivo, por si só, já impede a obtenção de informações sobre a exposição hormonal ao longo da vida em cada um dos goldens. Além disso, para compreender mais acerca da atuação desse gene, ainda será necessário conduzir outros estudos.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes