Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2611

Festa Junina: conheça a história, as curiosidades e as melhores receitas dessa tradição brasileira

As festas juninas são uma tradição brasileira que celebra três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Elas acontecem no mês de junho e têm origem pagã, pois antigamente eram realizadas para homenagear os deuses da natureza e da fertilidade e pedir boas colheitas¹. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, as festas juninas ganharam um caráter religioso e passaram a ser chamadas de Festa Joanina, em referência a São João².

As festas juninas são muito ricas em cultura e diversidade, pois sofrem influências das culturas africana e indígena, além da portuguesa. Cada região do Brasil tem suas características próprias na hora de festejar, mas algumas tradições são comuns em todo o país, como as comidas típicas à base de milho, as danças folclóricas como o forró, o baião e o xaxado, os balões coloridos, as fogueiras simbolizando o fogo sagrado, as brincadeiras como a pescaria e a cadeia e as roupas caipiras ou saloias¹³.

As festas juninas são uma ótima oportunidade para se divertir, conhecer novas pessoas e apreciar a cultura brasileira. Existem muitas cidades que realizam grandes eventos juninos, atraindo milhares de visitantes. Algumas das melhores festas juninas do Brasil são: O Maior São João do Mundo, em Campina Grande (PB), o São João de Caruaru (PE), o São João de Mossoró (RN), o Arraiá do Galinho, em Salvador (BA), o Arraial de Belo Horizonte (MG), a Festa Junina de Votorantim (SP), a Festa Junina de Santa Cruz (RS) e a Festa Junina de Brasília (DF)³.

Se você gosta de dançar, comer bem e se divertir, não pode perder as festas juninas do Brasil. Elas são uma forma de celebrar a fé, a alegria e a cultura do nosso povo. Venha participar dessa festa que é uma das mais animadas do mundo!

 As quadrilhas juninas:

– A quadrilha é uma dança folclórica popular no Brasil realizada durante as Festas Juninas. Ela é dançada em pares e conta com a música, os passos e a vestimenta do universo caipira como seus elementos principais¹.

– A quadrilha teve origem na Inglaterra, no século XIII. Posteriormente, ela foi incorporada e adaptada à cultura francesa e se desenvolvendo nas danças de salão a partir do século XVIII. Assim, a quadrilha se tornou popular entre os membros da nobreza europeia. Com sua disseminação na Europa, a quadrilha chegou a Portugal. A partir do século XIX, a dança se popularizou no Brasil mediante influência da corte portuguesa, sendo muito bem recebida pela nobreza no Rio de Janeiro, então sede da Corte².

– Embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, mais tarde a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular. Dessa maneira, se popularizou nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e, ainda, homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro².

– A quadrilha segue um roteiro e encena a realização de um casamento. Ela possui passos clássicos, conhecidos por todos e entoados por comandos como “olha a chuva” e “olha a cobra”. Um orador, também chamado de marcador ou animador, proclama frases divertidas que determinam os movimentos da dança. Ele pode ou não fazer parte da coreografia¹².

– A roupa da quadrilha junina tradicional é muito colorida e tipicamente caipira. Os homens costumam vestir camisas xadrez, usar chapéus de palha e, por vezes, desenhar bigodes ou cavanhaques no rosto. As mulheres, por sua vez, usam vestidos coloridos, maquiagem e costumam fazer tranças ou maria-chiquinha no cabelo¹².

– A música caipira é responsável por conduzir a dança da quadrilha. Ela é composta por instrumentos como sanfona, triângulo, zabumba, viola caipira e pandeiro. Alguns ritmos típicos da quadrilha são o forró, o baião e o xaxado¹³.

Comidas típicas:

Canjica: um creme de milho cozido com leite, leite condensado, coco ralado e canela. Você pode fazer a versão doce ou salgada, com calabresa¹³.

Curau: um creme de milho batido no liquidificador com leite, açúcar e canela. Você pode servir quente ou gelado¹.

Pamonha: uma massa de milho ralado temperada com sal ou açúcar e cozida na palha ou em saquinhos¹².

Milho cozido: uma espiga de milho cozida em água e sal e servida com manteiga. Você pode usar a palha como suporte¹.

Torta de liquidificador caipira: uma torta salgada feita com massa de liquidificador e recheio de frango, milho, ervilha, queijo e requeijão².

Cuscuz: um prato feito com farinha de milho cozida no vapor ou na frigideira. Você pode servir com ovos, sardinha, carne seca ou queijo²³.

Caldo de mandioca: um caldo cremoso e quente feito com mandioca cozida e batida com caldo de carne ou frango. Você pode incrementar com bacon, linguiça, cheiro-verde e queijo ralado².

Pastel de feira: um salgado frito feito com massa de farinha de trigo e recheio de carne moída, queijo, frango ou palmito¹.

Vinho quente e quentão: bebidas quentes feitas com vinho tinto ou cachaça, açúcar, cravo, canela, gengibre e frutas como maçã, laranja e abacaxi³.

Três receitas fáceis:

Pé de moleque: um doce crocante feito com amendoim e rapadura. Você vai precisar de 500 g de amendoim torrado e sem casca, 500 g de rapadura picada, 1/2 xícara de chá de água e 1 colher de sopa de manteiga. Em uma panela, leve ao fogo médio a rapadura e a água, mexendo até derreter. Junte o amendoim e a manteiga e cozinhe, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Despeje em uma forma untada com manteiga e alise a superfície. Corte em quadradinhos ainda quente e deixe esfriar¹.

Bolo de fubá cremoso: um bolo macio e úmido feito com fubá, leite condensado e queijo ralado. Você vai precisar de 3 ovos, 2 xícaras de chá de açúcar, 3 colheres de sopa de manteiga, 1 lata de leite condensado, 3 xícaras de chá de leite, 1 xícara de chá de fubá, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa de fermento em pó e manteiga e farinha para untar e enfarinhar a forma. No liquidificador, bata os ovos, o açúcar e a manteiga até ficar homogêneo. Adicione o leite condensado, o leite, o fubá, a farinha e o queijo e bata bem. Por último, acrescente o fermento e misture delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar e sirva².

Maçã do amor: uma maçã coberta com uma calda vermelha e brilhante feita com açúcar e corante. Você vai precisar de 6 maçãs pequenas lavadas e secas, 6 palitos de sorvete, 2 xícaras de chá de açúcar, 1/4 de xícara de chá de glucose de milho, 1/4 de xícara de chá de água e algumas gotas de corante alimentício vermelho. Espete um palito em cada maçã pelo lado do cabinho. Em uma panela, misture o açúcar, a glucose, a água e o corante e leve ao fogo médio sem mexer até formar uma calda grossa. Passe as maçãs pela calda, escorra o excesso e coloque sobre uma superfície untada com manteiga. Deixe secar e endurecer antes de servir¹.

Curiosidades:

  • As festas juninas são uma celebração típica brasileira que mistura elementos religiosos, folclóricos e gastronômicos. Aprenda neste artigo como fazer as delícias juninas e como decorar o seu arraiá.

 

  • Você sabe por que as festas juninas são tão populares no Brasil? Neste artigo, você vai conhecer a história, as curiosidades e as melhores receitas dessa tradição. Confira as dicas de como fazer um arraiá em casa com muita alegria e sabor.

 

  • As festas juninas são uma forma de celebrar a fé, a cultura e a gastronomia do povo brasileiro. Neste artigo, você vai aprender tudo sobre essa tradição e como fazer as comidas típicas em casa. Veja também as dicas de decoração e brincadeiras para o seu arraiá.

 

  • Festa Junina é sinônimo de diversão, música, dança e comidas deliciosas. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa tradição brasileira e como fazer um arraiá em casa com muita animação. Aprenda também as receitas das comidas típicas juninas.

 

Origem: conversa com o Bing, 17/06/2023
(1) Festa junina no Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina_no_Brasil.
(2) Festa Junina: origem, características e a festa de São João. https://www.todamateria.com.br/festas-juninas/.
(3) 12 melhores festas juninas do Brasil para você curtir bastante – Viajali. https://www.viajali.com.br/melhores-festas-juninas-do-brasil/.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: