Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Moraes abre investigação contra Elon Musk por 'instrumentalização criminosa' do X; leia a decisão – Justiça – CartaCapital

Em meio a desavenças com Moraes, OAB propõe PEC para garantir sustentação oral nos tribunais – Justiça – CartaCapital

A Ordem dos Advogados do Brasil aprovou o texto da Proposta de Emenda à Constituição que pretende garantir a sustentação oral em todas as fases do processo judicial.  

A PEC foi aprovada pelo Conselho Pleno da OAB Nacional após embates entre advogados e o ministro Alexandre de Moraes, que nega a sustentação oral em agravos regimentais no STF com base no regimento interno do Supremo.

Com a alteração proposta pela entidade, a negativa do direito à sustentação oral provocaria a nulidade do julgamento e da decisão. 

Em comunicado sobre a PEC, divulgado nesta terça-feira 16, a OAB reforça que o projeto serve “especialmente” para casos no Supremo Tribunal Federal. A proposta será encaminhada ao Congresso Nacional.

O projeto propõe a inclusão de dois novos parágrafos ao artigo 133 da Constituição, assegurando o direito à sustentação oral pelos advogados, tanto de forma presencial quanto remota, em todas as instâncias onde haja julgamento por colegiado. Além disso, limita a capacidade dos órgãos judiciais de limitar ou ignorar a participação dos advogados no processo.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, disse que a agenda busca a defesa das prerrogativas da advocacia. “Precisamos manter nosso foco, sem permitir que nossa agenda seja distorcida ou politizada por interesses alheios aos da classe.”

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: