Índice
ToggleOs urubus-de-cabeça-vermelha não costumam ser vistos com bons olhos pela maioria das pessoas. Normalmente associados a mau presságio ou a sujeira — assim como a maioria das aves pertencentes ao grupo dos abutres —, eles são muito mais importantes para a natureza do que se costuma imaginar. E, embora alguns dos seus comportamentos realmente pareçam nojentos para nós, sua contribuição para o planeta é muito mais importante que isso.
Serviço de limpeza do planeta
(Fonte: GettyImages)
Os urubus-de-cabeça-vermelha estão entre as espécies que desempenham um dos serviços mais necessários para a vida na Terra. Sua alimentação é predominantemente composta de carniça, ou seja, animais em decomposição. E, como seu olfato é um dos melhores entre todas as espécies de aves, esses urubus costumam ser os primeiros a chegar nas carcaças.
Mas não é apenas para “se livrar” dessa sujeira que eles são importantes. Os urubus-de-cabeça-vermelha possuem uma acidez extremamente alta no estômago. Isso permite que eles possam se alimentar de praticamente qualquer coisa, mesmo quando a carniça contém toxinas e doenças como antraz, tuberculose e até raiva. Sem esses carniceiros planadores, o mundo poderia potencialmente estar enfrentando uma maior incidência de doenças ou pestilências e, com mais certeza, um maior número de mortes nas estradas.
Por exemplo, na Índia, o uso de um medicamento anti-inflamatório para o gado causou uma queda de 95% na população de urubus locais. Isso fez com que houvesse um aumento nos casos de raiva no país. O problema foi tão grande, que até hoje a Índia tem um crise série, somando cerca de 20 mil mortes por ano, por conta da doença, o que equivale a um terço das mortes por raiva no mundo. Além disso, ter que lidar com essa crise sanitária chega a custar mais de 20 bilhões de dólares por ano.
Sem os urubus-de-cabeça-vermelha, poderíamos ver efeitos catastróficos semelhantes no continente americano.
Uma autodefesa eficiente
(Fonte: GettyImages)
Se por um lado os urubus-de-cabeça-vermelha são importantes para manter a limpeza do planeta, o mesmo não se pode dizer sobre alguns dos seus comportamentos. Essas aves são encontradas em quase todo o continente americano, indo da América do Sul até o sul do Canadá. Isso significa que é comum encontrá-los em regiões quentes. E para ajudar a diminuir sua temperatura corporal — além de ajudar a remover bactérias —, os urubus-de-cabeça-vermelha costumam defecar sobre as próprias patas, para facilitar a troca de calor.
Além disso, eles não apenas se alimentam de carniça, mas também das fezes de animais. E quando se sentem ameaçados, eles vomitam em autodefesa. Como sua alimentação é composta de carniça, esta mistura carne e fezes parcialmente digerida, somada ao forte ácido estomacal, é suficiente para afastar a maioria dos predadores.
Apesar disso, os urubus-de-cabeça-vermelha não oferecem riscos aos humanos. Embora eles possam ser vistos em ambientes urbanos, eles costumam ser encontrados com mais facilidade perto de estradas, onde é comum encontrar animais atropelados, ou em regiões de vegetação baixa.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor