Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Conheça 7 constelações fáceis de serem identificadas no céu

Conheça 7 constelações fáceis de serem identificadas no céu

Observar o céu e admirar as estrelas é um passatempo comum para diversas pessoas, que muitas vezes tentam ir em observatórios ou áreas com os equipamentos necessários para achar as constelações. Porém, algumas delas podem ser vistas a olho nu, sem a necessidade de algum acessório.

Caso esteja curioso para saber algumas das constelações que todos podem ver em dias de céu mais aberto, confira a relação com sete delas a seguir.

1. Andrômeda

(Fonte: GettyImages)

Entre os meses de agosto e fevereiro, é bem possível encontrar a constelação de Andrômeda no hemisfério norte. Ela possui uma galáxia espiral muito próxima da Via-Láctea, e recebeu esse nome como homenagem à princesa que foi oferecida como sacrifício ao monstro Cetus, sendo posteriormente salva por Perseu.

2. Órion

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Muitos já tiveram a oportunidade de observar as Três Marias no céu. Essas três estrelas estão entre as mais fáceis de serem encontradas, mas o que muitos não sabem é que elas fazem parte de uma constelação ainda maior: Órion.

Essa constelação é formada por uma tríade, e as três são chamadas Alnitak, Alnilam e Mintaka. Caso queira procurar essa constelação, os meses de janeiro e fevereiro são os melhores para encontrá-la.

3. Cão Maior

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Já que falamos das Três Marias, elas também servem de referência para encontramos a constelação de Cão Maior. No mês de janeiro, ao olhar na direção sudeste partindo dessa trinca celeste, é possível visualizar o astro que mais se destaca na composição deste desenho: Sirius, a estrela mais brilhante no céu noturno.

4. Cruzeiro do Sul

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Se você ficou atento às aulas de , deve se lembrar da professora ou professor falando que, no período das navegações, era comum os capitães usarem as estrelas para se guiar em alto-mar, sendo o Cruzeiro do Sul uma das principais referências.

O Cruzeiro do Sul é formado por quatro estrelas que, como o próprio nome sugere, formam um desenho que lembra uma cruz. Além disso, essa é uma constelação que possui significado cultural para diversas sociedades do planeta.

5. Ursa Maior

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Eis aqui mais uma constelação que, quando encontrada, permite formar um desenho nos céus. Porém, diferente do que o nome dá a entender, não é de um urso.

A constelação da Ursa Maior ficou famosa por abrigar a “grande carroça”, que parece formar uma espécie de veículo em movimento quando encontrada. Além disso, ela tem a Estrela Polar em sua composição, que serve de referência por ficar fixa no céu em relação ao polo norte celeste.

6. Ursa Menor

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

A Ursa Menor é mais uma constelação que você pode encontrar facilmente no céu em dias mais limpos.

Formada por sete estrelas, ela possui relação com a ninfa Calista, que na mitologia grega acabou transformada em ursa por Hera, a espoa de Zeus.

7. Escorpião

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

As constelações de Órion e Escorpião possuem uma ligação, já que, na mitologia grega, Órion foi perseguido por um escorpião enviado pela deusa Ártemis.

Caso queira encontrar a constelação de Escorpião, busque por uma estrela mais avermelhada no céu no mês de agosto. Essa é a Antares, e será a principal referência para formar o desenho do animal.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes