Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
unnamed

Tradição + inovação: design com raízes amazônicas fomenta cultura regional

Em um dançar harmonioso entre tradição e inovação, emerge a essência singular da Guá Arquitetura, escritório de arquitetura sediado em Belém (PA). Guiado pelos saberes da Amazônia, o escritório celebra as heranças ancestrais da região ao mesmo tempo em que abraça as mais recentes tecnologias. É nesse encontro entre passado e presente que floresce uma arquitetura autêntica e genuína.

Foto: Divulgação

A singularidade se reflete não apenas nos projetos arquitetônicos, mas também em suas colaborações com artesãos locais e comunidades ribeirinhas da Amazônia, dando vida a peças de design que exaltam a essência da terra e da cultura que as inspiram. Com um olhar mais aprofundado para o Norte do país, o escritório celebra os milhões de elementos que compõem a região.

Coleção Pallas e os Carpinteiros da Amazônia 

Além de dirigir a equipe criativa da Guá Arquitetura, Luís Guedes e Pablo Vale são as mentes por trás da coleção de mobiliário ‘PALLAS’, que une funcionalidade e estética com inspiração na riqueza da natureza amazônica. Eles também conduzem a pesquisa ‘Carpinteiros da Amazônia’, preservando o conhecimento ancestral dos artesãos locais.

“O Pallas representa uma emocionante colaboração entre renomados designers brasileiros e talentosos carpinteiros da Amazônia. Esta coleção de mobiliário não apenas celebra a rica diversidade cultural e artesanal da região amazônica, mas também destaca a expertise e a inovação presentes no design nacional”, ressalta Luís Guedes.

Os designers embarcam em uma imersão na Amazônia para criar móveis autênticos em parceria com os carpinteiros. Os mobiliários recebem os nomes dos carpinteiros como forma de homenagem, valorizando a habilidade única de cada mestre e destacando a importância cultural e sustentável de seu trabalho na região.

Foto: Divulgação

A origem da madeira foi uma prioridade na coleção. Para garantir uma produção que preserve o ecossistema da região amazônica, o escritório conta com o suporte da VEDAC, uma empresa que resgata vestígios de madeiras de lei desprezadas pela indústria tradicional.

O projeto ‘Pallas’ não se limita a preservar a carpintaria amazônica, ele também busca ampliar o reconhecimento dessa arte ancestral. 

“Na Guá reconhecemos o iminente risco de perdermos o conhecimento da carpintaria, já que as novas gerações demonstram pouco interesse em preservá-lo. Para reverter essa situação, concebemos este projeto para destacar os carpinteiros da Amazônia. Buscamos mestres carpinteiros para se juntarem ao projeto e ajudarem a resgatar essa tradição cultural”, 

complementa Pablo Vale.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: