Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como Yanomamis, Governo vai atender sete outros territórios indígenas 

Como Yanomamis, Governo vai atender sete outros territórios indígenas
Ver no Portal Vermelho

A destruição, a fome e a crise sanitária provocadas pelo garimpo ilegal, que assolam os yanomamis, atingem pelo menos outros 13.161 indígenas que vivem em territórios do Pará e do Amazonas. Os povos kayapó, munduruku e yanomami são, respectivamente, os mais impactados pela exploração ilegal de ouro, de acordo com monitoramento realizado pelo Mapbiomas.

Questionado sobre outros povos atingidos pelo avanço do garimpo ilegal, o Ministério dos Povos Indígenas, comandado por Sonia Guajajara (PSol), antecipou que vai aplicar o plano de ação implementado na Terra Indígena (TI) Yanomami a outros sete territórios. São áreas em que rios e solo estão contaminados por metais pesados, prejudicando a pesca, além da violência e doenças que avançam sobre as aldeias, causando insegurança alimentar e abandono das terras.

O indigenista Gustavo Guerreiro destaca que o maior desafio estrutural da Funai é garantir a demarcação de terras. Isso resolve muito problema de insegurança jurídica, que é o que dificulta a atuação de forças de segurança no território e facilita a ação de criminosos, como se vê acontecendo com os Pataxós (sul da Bahia), os Guarani-Kaiowa no (Mato Grosso do Sul) e os Arariboia (Amazônia), disse o servidor da Funai ao Portal Vermelho.

Leia também: Polícia Federal abre inquérito para investigar crime de genocídio contra povo Yanomami

Outra medida fundamental a ser implementada, segundo ele, é a estruturação de monitoramento ambiental e territorial, com participação de órgãos ambientais, da Funai e de Segurança Pública. “Porque a grande ameaça à integridade física das populações indígenas se dá pela cobiça de suas terras, pela grilagem para formação de pastos, agricultura ou exploração de recursos naturais, como madeira e garimpo ilegal”, explicou.

Prioridades territoriais

Assim como a contaminação por mercúrio adoece e ameaça as mulheres grávidas com sequelas para os bebês, esses territórios também são impactados pela disseminação da malária. Os garimpeiros criam bacias de água parada para separar o ouro e esses lugares viram criadouros de mosquito da dengue e de outras doenças infecciosas. Em territórios do Pará, a situação só não se tornou calamitosa, pois o atendimento em saúde continua funcionando.

Por isso, de acordo com o Ministério, o plano de ação para retirada de invasores e desintrusão foi encaminhado por Sonia Guajajara ao Governo Federal e prevê ações nos territórios Karipuna e Uru-Eu-Wau-Wau em Rondônia, Araribóia no Maranhão e nas TIs Munduruku, Trincheira Bacajá e Kayapó no Pará, onde o garimpo é dominante. A grave crise humanitária e sanitária enfrentada na Terra Indígena Yanomami, a torna a prioridade emergencial, mas as sete terras citadas, visam a atender decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também: Crise Yanomami é causada por “tempestade perfeita” de Bolsonaro

Embora Joênia Wapichana sequer tenha tomado posse da Funai, as pautas indígenas atropelam a agenda do governo. Nesta terça, entidades pediram na Comissão de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) proteção aos Pataxós, do sul da Bahia, pelos assassinatos e violência da disputa pela terra.

O próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, desembarcou em Brasília hoje para discutir prioridades para o Estado. “Queremos tratar de projetos estruturantes, da questão indígena do Extremo Sul, e claro, da nossa luta para acabar com a fome”, explicou Jerônimo.

No início da tarde, a comitiva foi ao Ministério da Casa Civil para uma reunião que teve, além do ministro Rui Costa, a participação da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Com a participação da Superintendência de Políticas para Povos Indígenas da Bahia, a pauta é a demarcação de terras indígenas no Extremo Sul da Bahia.

Leia também: Lira Neto: Como Bolsonaro planejou extinguir a reserva Yanomami

Crise generalizada

“É difícil elencar prioridades, pois todos os povos estão submetidos a pressões territoriais, é gritante a crise dos Yanomami, dos Pataxós e dos Guarani-Kaiowa”, afirmou. Atuante no Ceará, Guerreiro citou seu acompanhamento recente entre Tapebas, no Ceará, pela expulsão das famílias por facções criminosas do tráfico de drogas.

Em decisão assinada pelo ministro Edson Fachin, o prazo para o Governo Federal apresentar plano de proteção e regularização das terras de povos indígenas isolados e de recente contato foi prorrogado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, governo terá mais 30 dias úteis para elaborar o plano de proteção.

Trata-se de uma resposta ao pedido protocolado pela Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com a Funai, a prorrogação do prazo se tornou necessária pela “complexidade dos comandos demandados, o reduzido corpo técnico e a necessidade de alocação de recursos específicos para a execução do plano determinado”.

Leia também: Pataxós pedem proteção urgente na OEA contra violência na Bahia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: