Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Como as comunidades enfrentam a seca

Como as comunidades enfrentam a seca


Uma combinação de chuva abaixo do normal, seca extrema, ondas de calor, altas temperaturas, fumaça e efeitos da degradação ambiental atinge a população amazônica em períodos de seca extrema.

As pessoas em condição de vulnerabilidade são as maiores vítimas da emergência climática. No Amazonas, as vias de transporte são quase que exclusivamente via fluvial.

Com a vazante severa (descida dos rios), comunidades indígenas e ribeirinhas são isoladas, sem acesso a água potável e alimentação.

Em 2023, a agência Amazônia Real esteve na aldeia Branquinho, no rio Tarumã-Açu, afluente do rio Rio Negro, em Manaus, e relata como tem sido o impacto da seca no local no mini documentário “Seca do rio Tarumã Açu em Manaus dificulta acesso de indígenas à aldeia Branquinho”, uma produção da jornalista Elaíze Farias e da fotógrafa Juliana Pesqueira.

Leia também a reportagem especial aqui.


Para garantir a defesa da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, a agência de jornalismo independente e investigativa Amazônia Real não recebe recursos públicos, não recebe recursos de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas com crime ambiental, trabalho escravo, violação dos direitos humanos e violência contra a mulher. É uma questão de coerência. Por isso, é muito importante as doações das leitoras e dos leitores para produzirmos mais reportagens sobre a realidade da Amazônia. Agradecemos o apoio de todas e todos. Doe aqui.


Republique nossos conteúdos: Os textos, fotografias e vídeos produzidos pela equipe da agência Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia: jornais impressos, revistas, sites, blogs, livros didáticos e de literatura; com o crédito do autor e da agência Amazônia Real. Fotografias cedidas ou produzidas por outros veículos e organizações não atendem a essa licença.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Amazônia Real e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes