Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
CGU condena empresas de grupo estrangeiro que pagaram propina a ex-diretor da Petrobras – Justiça – CartaCapital

CGU condena empresas de grupo estrangeiro que pagaram propina a ex-diretor da Petrobras – Justiça – CartaCapital

A Controladoria-Geral da União (CGU) condenou empresas brasileiras e estrangeiras que praticaram atos lesivos contra a Petrobras. A decisão consta do Diário Oficial da União desta quarta-feira 8. 

As empresas foram declaradas como inidôneas, e, portanto, foram impedidas de licitar ou firmar contrato com a Administração Pública. 

As empresas condenadas fazem parte de um conglomerado de negócios dinamarquês. São elas: a A.P. Moller-Maersk Group, que engloba as empresas Maersk Suppy Service – Apoio Marítimo Ltda., Maersk Brasil Brasmar Ltda.; a A. P. Moller Maersk A/S e a LR2 Management K/S. As duas últimas têm sede na Dinamarca.

Relembre o caso

Durante o período de julho de 2006 a março de 2014, as empresas pagaram vantagens indevidas mensais ao então diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, por intermédio da celebração de contratos simulados com empresa intermediária.

O Grupo Maersk, na condição de proprietário de navios e responsável por sua operação, oferecia seus serviços à Petrobras para transporte de óleo cru e derivados de petróleo. Os contratos com a Petrobras eram então celebrados pela A. P. Moller Maersk A/S, diretamente ou por meio de sua subsidiária, a LR2 Management K/S.

Em seguida, as duas empresas dinamarquesas celebravam contratos de comissionamento no qual se obrigavam a repassar 1,25% do valor mensal do contrato à empresa intermediária e 1,25% às empresas brasileiras pertencentes ao conglomerado. 

Segundo as investigações, parte das comissões destinadas à empresa intermediária era, então, repassada ao diretor de Abastecimento da Petrobras em troca do fornecimento de informações privilegiadas ao grupo.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: