Índice
ToggleNa trajetória da humanidade, a invenção da roda é um marco civilizatório de extrema importância, a partir do qual temos uma evolução cada vez maior em termos econômicos, políticos e geográficos. Todavia, sua criação não é, necessariamente, o ponto inicial dessa jornada. Aliás, é quase jovem quando comparada a outras invenções.
Enquanto os primeiros vestígios da adoção da roda remontam a 3.500 a.C., outros marcos importantes foram conquistados com técnicas que não precisavam dela. E isso inclui o transporte de objetos enormes, como os moais, as grandes estátuas de pedra feitas nativos polinésios da Ilha de Páscoa.
1. Barcos
Muito antes do ser humano cogitar a roda, o principal meio de transporte utilizado era o barco. O mais antigo já encontrado por arqueólogos é a canoa Pesse, localizada na Holanda e datada de 10 mil anos. Porém, acredita-se que a história desse meio de locomoção seja ainda mais antiga.
Linhas de pesquisa sugerem que a humanidade já dominava algum meio de transporte marítimo há pelo menos 45 mil anos, período em que indivíduos cruzaram os mares para povoar regiões como Austrália, Indonésia e as ilhas do Pacífico.
2. Instrumentos musicais
A música também entra na lista de invenções humanas anteriores à roda. Na Alemanha, dentro das passagens escuras da caverna Hohle Fels, existe um sítio arqueológico em que flautas de osso datadas de 43 mil anos foram encontradas. São os instrumentos musicais mais antigos dos quais se têm notícia. Apesar do caráter meio assustador, as flautas utilizavam asas de abutre e presas de mamutes.
Nicholas Conard, arqueólogo da Universidade de Tuebingen, chegou a elaborar uma réplica do instrumento. Em entrevista à rádio NPR, ele disse que o resultado não foi bonito para os padrões atuais de música. Para ele, o ponto principal era menos a sonoridade e mais a demonstração de que a criatividade sempre esteve nos seres humanos.
3. Arco e flecha
Em Holmegårds Mose, na Dinamarca, foram encontrados os restos de cinco arcos datados de 9 mil anos. Mas pesquisadores creem que caçadores experientes podem ter inventado arcos e flechas ainda antes, como arma para matar animais à distância.
Um grupo de arqueólogos encontrou em 2010 evidências de flechas e arcos com pontas de pedra na Caverna Sibudu, na África do Sul. Caso sejam confirmadas, estes objetos com 64 mil anos seriam os mais antigos já registrados.
4. Culinária
Dominar o fogo foi outro passo importante para a humanidade, especialmente para a sua sobrevivência e para desenvolvimento da culinária. Até aquele momento, plantas e carnes eram consumidas in natura. Com o controle do fogo, isso não era mais necessário, e assim o ser humano passou a quebrar as fibras da carne e das plantas, diminuindo o esforço e a energia empregados para mastigar e digerir esses alimentos.
Um artigo publicado na revista Scientific American sugere que a culinária teria surgido há 1,8 milhão de anos, criada pelo Homo erectus, ancestral do Homo sapiens. O mesmo artigo propõe que essa criação foi preponderante na evolução humana, permitindo o aumento do nosso cérebro.
5. Cerâmica
Os objetos feitos de cerâmica mais antigos de que temos conhecimento possuem 20 mil anos e foram produzidos na China. Antes da invenção da roda, milhares de anos depois, as civilizações humanas já estavam fabricando toda diversidade de recipientes para beber, comer e armazenar produtos.
Essas cerâmicas foram resultado do uso da argila em diferentes processos, até que ela ficasse em ponto de servir para as finalidades citadas anteriormente.
6. Bebida alcoólica
Hoje, na arqueologia, há uma linha de pesquisadores que sugere que os primeiros agricultores tenham domesticado grãos pensando em produzir cerveja, não pão. A relação das bebidas alcoólicas com a humanidade ainda é tema de debate, especialmente sua influência, mas não sua antiguidade.
A evidência mais antiga de uma bebida com álcool data de 9 mil anos e foi encontrada em um recipiente em Jiahu, na China.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor