Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
IBGE application on the phone

Censo Demográfico de 2023 registra mais de 1,6 milhão de indígenas no Brasil com metodologia diferenciada

O Brasil é um país de grande diversidade étnica e cultural, e uma parte importante dessa diversidade é representada pelos povos indígenas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Demográfico de 2023 já registra 1.652.876 pessoas indígenas em todo o país, incluindo a coleta concluída na Terra Indígena Yanomami, dividida entre os estados de Roraima e Amazonas²³.

Esse número é preliminar e deve passar por tratamento estatístico posterior à coleta de dados e, com isso, deverá aumentar até a divulgação dos primeiros resultados definitivos, prevista para a primeira semana de maio²³. O Censo Demográfico é a principal fonte de informações sobre a população brasileira e suas características socioeconômicas e culturais.

O Censo Demográfico também tem como objetivo identificar e reconhecer a diversidade dos povos indígenas no Brasil, respeitando suas especificidades e garantindo seus direitos. Para isso, o IBGE adotou uma metodologia diferenciada para a coleta de dados nas terras indígenas, que contou com a participação e o protagonismo dos próprios indígenas.

A coleta de dados nas terras indígenas foi realizada por recenseadores indígenas, que foram capacitados pelo IBGE e receberam equipamentos adequados para o trabalho. Eles foram responsáveis por aplicar os questionários do Censo nas suas próprias comunidades, seguindo as orientações dos líderes locais e respeitando as normas sanitárias de prevenção à covid-19.

Além disso, o IBGE contou com o apoio de instituições dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos, e com o apoio do governo de Roraima²³.

Um dos desafios da coleta de dados nas terras indígenas foi o acesso às áreas mais remotas e isoladas, onde vivem povos que têm pouco ou nenhum contato com a sociedade envolvente. Para isso, o IBGE contou com o apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliaram na logística e na segurança da operação.

Um exemplo dessa situação foi a coleta de dados na Terra Indígena Yanomami, que abrange uma área de 9,6 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas. Essa é a maior terra indígena do Brasil e a segunda maior do mundo em extensão territorial. Nela vivem cerca de 27 mil indígenas das etnias Yanomami e Ye’kwana²³.

A coleta de dados na TI Yanomami foi concluída em março de 2023, após quatro meses de trabalho. Foram recenseadas 27.144 pessoas indígenas, sendo 16.864 em Roraima e 10.280 no Amazonas. Desse total, 5.600 indígenas foram recenseados em áreas mais remotas, com apoio da PRF²³.

O Censo Demográfico também busca retratar a diversidade linguística dos povos indígenas no Brasil. Para isso, o IBGE elaborou um questionário específico para os indígenas que falam línguas diferentes do português ou que são bilíngues. Esse questionário foi traduzido para 23 línguas indígenas, abrangendo cerca de 80% da população indígena do país⁴.

Fonte: Brasil tem cinco línguas indígenas com mais de 10 mil falantes. https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2014-12/brasil-tem-cinco-linguas-indigenas-com-mais-de-10-mil-falantes (2) Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias …. https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022-02/brasil-registra-274-linguas-indigenas-diferentes-faladas-por-305-etnias (3) Línguas indígenas do Brasil – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_ind%C3%ADgenas_do_Brasil (4) Brasil tem cinco línguas indígenas com mais de 10 mil …. https://bing.com/search?q=l%c3%adnguas+ind%c3%adgenas+mais+faladas+no+Brasil (5) Diversidade linguística | Povos Indígenas no Brasil Mirim. https://mirim.org/pt-br/linguas-indigenas/diversidade

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: