Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anna Martins, um legado de meio século de lutas

Anna Martins, um legado de meio século de lutas
Por Portal Vermelho

Proposta do gabinete do vereador Eduardo Suplicy (PT/SP) reuniu lideranças políticas, sindicais e sociais no dia 13 de junho em homenagem aos 50 anos de militância de Anna Martins. Ela foi vereadora da cidade de São Paulo, deputada estadual e destacou-se como liderança do movimento comunitário, desde o tempo da ditadura, atuando na organização dos movimentos contra a carestia, no início da década de 1980.

“Anna é uma daquelas figuras que marcam a história política do nosso estado. Não há como contar a história de luta social e política em São Paulo sem destacar a contribuição de Anna Martins. Uma mulher de luta, desde muito jovem sempre pronta para a batalha contra as mazelas sociais e na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, destacou Suplicy.

“Uma mulher guerreira, que muito nos orgulha e nos garantiu com sua resistência e sagacidade direitos e o horizonte que é possível construir uma São Paulo mais igual e menos desumana” resumiu a artista e deputada estadual pelo PCdoB/SP, Leci Brandão, ao lembrar os 50 anos de militância de da ex-deputada estadual Anna Martins.

Leia também: Brasileiro, que já enfrenta a carestia, pode ficar sem feijão no prato

Leci Brandão ainda afirmou ser uma honra dividir a mesma trincheira com Anna Martins e que é motivo de muito orgulho e emoção que no mesmo ano que o PCdoB completa 100 anos, Anna complete 50 anos de luta e resistência por São Paulo e pelo país. “Um verdadeiro patrimônio da política paulistana e uma personagem que nunca deve ser esquecida”, emendou.

A solenidade ainda contou com a participação remota do deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) que, em vídeo, falou sobre o que significa conviver e lutar com uma figura como Anna Martins. “Uma inspiração para todos nós, uma experiência única poder dividir a mesma trincheira com Anna e Tom. Aprendi muito e muito me honra ter acompanhado alguns dos momentos de luta desta grande líder”, declarou Orlando ao lembrar que também, no dia 13 de junho, completou 30 anos de sua chegada a São Paulo e início de sua luta para transformar esse estado.

Uma militante conectada com o povo paulistano

Alcides Amazonas, presidente do PCdoB São Paulo e que ocupou a cadeira de vereador ao lado de Anna Martins, falou sobre a parceria e o quanto aprendeu com ela durante seu mandato de vereador por São Paulo.

“Como um trabalhador do transporte, sempre estive conectado com o movimento sindical e me candidatei para vereador com essa pauta. Com Anna aprendi a jogar luz de forma macro nos problemas sociais, aprendi sobre a importância de se lutar por moradia digna de forma universal, a luta pela regularização dos loteamentos e como um projeto de cidade que pense em quem mais precisa não pode prescindir de olhar para a periferia e pensar a cidade a partir deste prisma”, rememorou Amazonas ao citar que uma marca do PCdoB é atuar sempre forma conectada com a sociedade e os movimentos sociais.

Espelho da fibra da mulher brasileira

“A trajetória de vida de Anna Martins e Tom (marido de Anna) é o retrato fiel de uma época de revolucionários inteiramente dedicados à transformação social e à luta contra toda as formas de violência. O exemplo dessa luta me inspirou ainda jovem e me apontou um horizonte em que preconceito e desigualdade não guardavam espaço”, afirmou a presidente da União Brasileira de Mulheres na Cidade de São Paulo (UBM São Paulo), Claudia Rodrigues. Segundo ele, Anna e Tom são a expressão concreta de valores que precisam ser difundidos e valorizados para resgatar, nos dias de hoje, um sentido de humanidade e superar a crise civilizatória do nosso tempo.

Presente na atividade, o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, afirmou que celebrar 50 anos de Anna Martins é também realizar uma celebração para a esquerda brasileira.

“É evidente que a gente se orgulha muito do PCdoB dar mais essa contribuição dentro dos marcos do seu centenário, mas isso é fruto da luta do povo brasileira e da esquerda. Uma das coisas mais expressivas que eu vejo em Anna Martins é ser a expressão concentrada da fibra, da determinação, da coragem e do caráter da mulher brasileira”.

Anna e Tom, exemplos de líderes revolucionários

Após a solenidade de homenagem no Salão Nobre da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Anna Martins conduziu o lançamento da biografia de Antônio Almeida Soares, o Tom, de autoria de Osvaldo Bertolino. A obra Tom – fé e luta pelo socialismo, nos guia em uma viagem carregada de significados pela caminhada de um revolucionário paradigmático, militante e dirigente da organização revolucionária Ação Popular (AP) e, mais tarde, do PCdoB e companheiro Anna.

Em mensagem por escrito, o dirigente nacional do PCdoB que também completa 50 anos de militância no PCdoB, José Reinaldo Carvalho, falou sobre a modéstia, sobriedade e otimismo revolucionário característicos de Anna Martins. “Como militante firme, decidida e consequente sempre inspirou o povo ao lado do qual ela sempre atuou, militantes que tiveram o privilégio de aprender com o seu edificante exemplo”.

Leia também: Luta contra a carestia começa a mobilizar a população

E emendou: “Anna e Tom foram líderes dos mais importantes trabalhos de massas da história do nosso Partido em São Paulo, foram para mim, recém-chegado a esta grande metrópole, no já longínquo 1982, fonte de inspiração, exemplo de ligação com o povo, de dedicação às suas causas, de plena entrega a uma missão libertadora”.

Também marcaram presença a homenagem a Anna Martins o político e ativista social ítalo-brasileiro José Luiz del Roio, da Comissão Justiça e Paz da Itália; o presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, o advogado Antônio Funari Filho; o Bispo Emérito de São Paulo, Dom Angélico Sândalo Bernardino; o presidente estadual do PCdoB de São Paulo, Rovilson Britto; e o ex-deputado federal e presidente da Comissão da Verdade de São Paulo, Adriano Diogo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: