Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Amazônia Real, Kátia Brasil e Hellen Lirtêz vencem o Prêmio +Admirados Jornalistas Negras

Amazônia Real, Kátia Brasil e Hellen Lirtêz vencem o Prêmio +Admirados Jornalistas Negras

Na foto, está a jornalista Kátia entrevistando o antropólogo João Paulo Barreto, do povo Tukano, no Centro de Medicina Indígena Bahserikowi, em Manaus (Foto: César Nogueira/Amazônia Real).


Manaus (AM) – A agência Amazônia Real e as jornalistas Kátia Brasil e Hellen Lirtêz estão entre as vencedoras da segunda edição do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira de 2024. A eleição, realizada em dois turnos, contou com as indicações de 441 jornalistas das cinco regiões do País – uma inédita diversidade inclusiva de raça e regionalidade em prêmios nacionais.

Organizada pelo site Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo e 1 Papo Reto e com a Rede JP – Jornalistas Pretos, 121 jornalistas foram finalistas do segundo turno da premiação e 26 ganharam pela primeira vez: Kátia Brasil, co-fundadora e diretora executiva da Amazônia Real, estreou entre os TOP 50 +Admirados Jornalistas Negros e Negras do Ano, ao lado de profissionais como Fabiana Moraes (The Intercept), Basília Rodrigues (CNN), Flávia Lima (Folha de S. Paulo) e Glória Maria (Agência Mural).

A jornalista Kátia Brasil agradeceu a premiação estendendo a vitória aos jornalistas da agência Amazônia Real e aos colegas de profissão. “Minha felicidade é muito grande, principalmente, em compartilhar essa premiação com várias mulheres negras que admiro. Nos últimos cinco anos, nosso trabalho como mulheres jornalistas foi muito atacado pela extrema direita, sofremos ameaças diversas nas redes e todo tipo de violação. Mas a gente reage com o trabalho. E vou citar Angela Davis para expor esse sentimento: ‘Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela’”. Kátia também ganhou o TOP 3 Regional do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar

Jornalista Hellen Lirtêz (Arquivo pessoal)

A jornalista Hellen Lirtêz, colaboradora da Amazônia Real no Acre, foi vencedora do Troféu Tim Lopes – Revelação do Ano.  “Faço jornalismo na busca por um lugar que não é Amazônida, mas espero que um dia seja. Ouço as pessoas de comunidades e aldeias não na expectativa de dar voz a elas pois elas têm voz própria e o meu trabalho é lembrar isso”, disse a jornalistas sobre o reconhecimento nacional.

O prêmio é uma homenagem ao jornalistas Tim Lopes, morto em 5 de julho de 2002, quando foi sequestrado por bandidos na comunidade Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. O jornalista estava produzindo mais uma de suas reportagens investigativas para TV Globo.

A Amazônia Real está entre os Veículos TOP 5 (Liderados por Jornalistas Negros ou Negras) ao lado de Africanize, Alma Preta, Nós, Mulheres da Periferia e Ponte Jornalismo. Fundada em 2013, a agência de jornalismo independente e investigativo tem a missão ética de fazer jornalismo pautado nas questões da Amazônia e de seu povo. A linha editorial é voltada à defesa da democratização da informação, da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. Veja as outras premiações.

A Amazônia Real defende os valores da equidade, da igualdade, da diversidade de gênero, raça e etnia, combate à violência contra mulheres e comunidade LGBTQ+, além de todas as demais formas de desigualdade. Produz reportagens exclusivas de grande impacto, como as coberturas da secas e queimadas na Amazônia.

Foram também eleitos os +Admirados na categoria Imagem/Vídeo e as publicações vencedoras das categorias Veículo Liderado por Jornalistas Negros e Negras e Veículo Geral. Como já divulgado, o Troféu Luiz Gama – Decana e Decano do Jornalismo vai para Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, o Troféu Glória Maria – Personalidade do Ano, para o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madrid.

Na cerimônia de premiação, marcada para 11 de novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, serão conhecidos os TOP 10 +Admirados Jornalistas, os campeões regionais e os das categorias temáticas. A premiação conta com Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocínio Bronze de DOW, LATAM e Uber, apoio institucional de GSS e apoio do Itaú Cultural.

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira de 2024 promoverá também homenagens especiais, entre elas, ao craque Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madri, com o Troféu Glória Maria de Personalidade do Ano.

“O Prêmio surgiu com o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais de comunicação muitas vezes invisibilizados nos seus locais de trabalho e que, muitas vezes, sequer encontram espaço nas grandes redações”, disse Rosenildo Ferreira – Publisher e editor-chefe do site 1 Papo Reto. “O prêmio surge como uma oportunidade de celebrar o talento de profissionais que atuam na mídia independente ocupando lacunas deixadas pela chamada grande mídia e apostando em projetos baseados na defesa de causas”.

A jornalista Kátia Brasil é diretora executiva da Amazônia Real (Foto: Alberto César Araújo/2021)


Para garantir a defesa da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão, a agência de jornalismo independente e investigativa Amazônia Real não recebe recursos públicos, não recebe recursos de pessoas físicas ou jurídicas envolvidas com crime ambiental, trabalho escravo, violação dos direitos humanos e violência contra a mulher. É uma questão de coerência. Por isso, é muito importante as doações das leitoras e dos leitores para produzirmos mais reportagens sobre a realidade da Amazônia. Agradecemos o apoio de todas e todos. Doe aqui.


Republique nossos conteúdos: Os textos, fotografias e vídeos produzidos pela equipe da agência Amazônia Real estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional e podem ser republicados na mídia: jornais impressos, revistas, sites, blogs, livros didáticos e de literatura; com o crédito do autor e da agência Amazônia Real. Fotografias cedidas ou produzidas por outros veículos e organizações não atendem a essa licença.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Amazônia Real e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes