Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Estadualização de parque nacional no MT pode ser votada esta semana no Senado

Estadualização de parque nacional no MT pode ser votada esta semana no Senado

Um projeto de lei da senadora Margareth Buzetti (PSD/MT) que estadualiza o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser votado esta semana na Comissão de do Senado. Se for aprovado, irá direto para a Câmara dos Deputados, pois tramita de forma terminativa.

O texto tem relatório favorável do senador Mauro Carvalho Júnior (União/MT). Antes, a relatoria esteve por uma semana com a senadora Eliziane Gama (PSD/MA). Margareth Buzetti é suplente do senador Carlos Fávaro (PSD/MT), hoje ministro da Agricultura. 

A proposta no Senado pretende retirar do governo federal a gestão completa da unidade de conservação, não só o manejo do turismo. Fontes mato-grossenses avaliam que a medida pode abrir alas à mineração, loteamentos, e asfaltamento de estradas no entorno e interior do parque.

Mato Grosso tem um currículo de ações contra áreas protegidas. Em 2023, foi suspenso o trâmite de uma emenda à Constituição Estadual que limitava a criação de reservas ambientais. Ano passado, foi tentado encolher o Parque Estadual do Cristalino II. Ainda em 2022, um projeto queria dar cabo do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, que este ano arde em chamas.

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que extinguir e mudar os limites de unidades de conservação federais depende de projetos de lei aprovados no Congresso Nacional.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes