Foto: Divulgação/Gov BR
Ao alcançar recordes, a Amazônia mostra sua força e diversidade. Desde conquistas naturais até feitos culturais, a região se destaca em escala nacional, provando ser ‘maceta’, como dizem os amazonenses, quando o assunto é grandiosidade.
A equipe do Portal Amazônia encontrou 12 recordes únicos e até inusitados da região amazônica que entraram para a lista oficial do ‘Rank Brasil‘. Confira:
O rio Negro possui 1,7 mil quilômetros de extensão, sendo 1,2 mil quilômetros no Brasil. Nasce na Colômbia e entra em território brasileiro no estado do Amazonas. Nas proximidades de Manaus, se torna um dos protagonistas do espetáculo Encontro das Águas, onde não se mistura com o barrento rio Solimões. Depois dessa união, passam a receber o nome Amazonas.
A fêmea do gavião-real pode atingir 106 cm, pesar de 7,6 kg a 9 kg, e a medida de uma sa à outra pode chegar a 2 metros. Os machos são menores, pesando entre 4 kg a 5 kg. A ave, também conhecida como harpia (Harpia harpyja) é uma predadora feroz com garras fortes, permitindo a captura de mamíferos com mais de 6kg.
A cidade de Gurupi (TO) arrecadou 32.317 kg de arroz em 25 de maio de 2005, durante o Dia do Desafio. A campanha teve organização do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Tocantins e contou com a ajuda de empresas, escolas e moradores da região. O arroz foi destinado a creches, asilos e comunidades carentes.
Após muito trabalho e solidariedade, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), do Estado do Mato Grosso, finalizou a campanha de Natal das Crianças, em 20 de dezembro de 2009, no estádio do Verdão, com shows musicais e muita diversão.
O ingresso para a participação no evento foi de dois quilos de alimentos, com um público de 15.583 pessoas, ou seja, mais de 31.166 kg foram arrecadados, conferidos no local pela equipe do RankBrasil. Durante toda a campanha, foram arrecadados 3.502.086 kg de alimentos.
São Gabriel da Cachoeira (AM) é a cidade com maior número de idiomas oficiais do Brasil, sendo também o único município quadrilingue. Em um caso inédito na federação brasileira foram reconhecidas, além do português, as línguas nheengatu, tukano e baniwa, que são faladas pela maioria dos habitantes.
A oficialização dos idiomas aconteceu através da Lei Municipal 145, de 22 de novembro de 2002, proposta pelo então vereador indígena Camico Baniwa.
O projeto foi elaborado em parceria com o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (Ipol), a pedido da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).
O músico, arranjador, produtor musical e intérprete Anuacy Fontes entrou para o RankBrasil, em 2010, pela participação em seis CDs normais e em dois instrumentais, totalizando 84 músicas, gravadas no período de 222 dias. Todas as canções são do mesmo compositor: Adilson Pontes Cordeiro.
Natural de São Luis (MA), Anuacy participou, tocando e cantando, dos CDs: ‘Apaixonado’, ‘Uma Prece’, ‘Natureza Viva’, ‘Álbum de Fotografias’, ‘A misericórdia de Deus’ e ‘A Alma na Viola’. Os instrumentais foram ‘Na ponta dos dedos’ (jazz) e ‘Viva você’.
O recordista é Ronaldo Maciel, de Diamantino (MT), que além de escultor é artista plástico, pintor, desenhista, cozinheiro, compositor e produtor de shows. A obra está localizada na catedral da Imaculada Conceição em Diamantino, que fica a 190 quilômetros de Cuiabá, capital do estado.
O painel mede 24,93 metros quadrados (2,5 x 9,97) e foi entalhado em mogno (madeira nobre) e itaúba. Durante quatro meses, Ronaldo trabalhou diariamente, para que o painel ficasse pronto no prazo.
O subtenente do Exército Brasileiro, Aldenir Kniphoff da Rosa, de Manaus (AM), possui 53 projetos idealizados e executados na área do esporte que já beneficiaram mais de 30 mil pessoas (dados de 2011). Entre os trabalhos estão a criação do Grupo Irmãos do Esporte, do Esporte Clube ASA da Amazônia e do Esporte Clube Iranduba da Amazônia.
A competição aconteceu em 2010 no rio Paraguai, em Cáceres (MT), durante o 30° Festival Internacional de Pesca. Com barcos de madeira sem motor, sessenta pessoas participaram através do sistema “pesque e solte”. Os pescadores utilizaram exclusivamente linha de mão, não sendo permitido o uso de iscas artificiais, e somente algumas espécies eram válidas para a pontuação.
A sétima edição do Campeonato Estadual de Pesca do Mato Grosso aconteceu em 32 municípios, atraiu milhares de pessoas e durou seis meses; entre o início de abril e o final de setembro de 2010. O torneio foi promovido pela Secretaria de Estado e Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e venceu a equipe Carajás, da cidade de Cáceres.
O recorde registrado em 2009 é referente a uma obra construída no município de Santo Antônio de Levenger (MT), com trabalho de topografia liderado por Airton Lopes da Silva. Trata-se de um túnel adutor para a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) que tem 2.500,330 m de comprimento, ocorrendo o encontro de frente de montante com 994,975 m e a jusante com 1.505,355 m.
O erro totográfico identificado, ou seja, a diferença entre o estimado em projeto e o realmente executado, foi de X= 9 mm e Y= 33 mm. Quanto à precisão altimétrica, a alteração resultou em apenas 23 mm.
Em 2009, o governo do estado do Mato Grosso superou seu próprio recorde, conquistado em 2007, quando 2.511 casais oficializaram o casamento em uma celebração coletiva. Dois anos depois, o governo superou suas expectativas, com 4.175 casais confirmados pelo auditor do RankBrasil, Luciano Cadari.
O casamento comunitário aconteceu em 25 de julho, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Seguindo a tradição, os noivos contaram com uma decoração especial, tapete vermelho, apresentação da Orquestra do Estado e uma foto como recordação do momento tão especial.
*Com informações do RankBrasil
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor