O podcast Vozes do Planeta, apresentado pela jornalista Paulina Chamorro, estreia uma nova temporada nesta quinta-feira (13), marcando seus nove anos de existência. Com a missão de abordar temas socioambientais que fogem do senso comum, o programa volta com discussões profundas sobre as crises climáticas e seus impactos desiguais na sociedade, além de trazer ao longo do ano novas vozes que contribuem no debate sobre os desafios da COP 30.
No episódio de estreia do ano, o principal assunto são as ondas de calor extremo que atingiram o Brasil no início de 2025, atingindo de forma desigual a sociedade. A justiça climática e o racismo ambiental são debatidos com a primeira entrevistada, Amanda Costa, ativista climática, fundadora do Perifa Sustentável e embaixadora jovem da ONU.
Amanda volta ao Podcast para falar sobre os impactos da crise climática nas populações periféricas, quilombolas, negras e indígenas – grupos que historicamente menos contribuíram para o aquecimento global, mas que são os mais vulneráveis às suas consequências.
Ela também discute a realidade das ilhas de calor nas periferias, onde bairros mais pobres podem registrar temperaturas até 10°C superiores a outras áreas da cidade, devido à falta de áreas verdes e infraestrutura adequada. Além disso, o episódio aborda os desafios enfrentados pela juventude, como a ansiedade climática, a descrença na política tradicional e a luta pela sobrevivência diante do enfraquecimento das políticas ambientais.
O episódio também aborda a agenda climática global, incluindo as dificuldades enfrentadas por países no cumprimento de suas metas e os desafios da sociedade civil em participar de espaços como a Cúpula dos Povos, evento paralelo à COP.
A nova temporada do Vozes do Planeta estará disponível em todas as plataformas de streaming e no Youtube a partir desta quinta-feira.
Sobre o podcast

O Vozes do Planeta é um projeto independente de podcast de entrevistas, nascido em 2016, sendo um dos primeiros sobre temas socioambientais do Brasil. E hoje é uma referência. Pelo microfones do Planetinha já passaram grandes vozes, como ativistas, pesquisadores e pesquisadoras, lideranças dos povos da floresta e muito mais. Idealizado e apresentado pela jornalista e documentarista Paulina Chamorro, com mais de 25 anos de trajetória no jornalismo ambiental.
Apresentação e direção: Paulina Chamorro
Produção executiva: André Casé
Edição e apoio: Compasso Coolab
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor