Foto: Lucas Castanhola/Cedida
O Complexo do Mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA), é um dos pontos mais emblemáticos para quem deseja conhecer a cultura e a tradição da região. Entre os aromas das especiarias e a diversidade de produtos oferecidos, as famosas poções chamam atenção de turistas e moradores locais. Dispostas em barracas padronizadas, pequenas garrafas com líquidos coloridos prometem desde prosperidade até conquistas amorosas.
Os frascos, cujos preços variam de R$ 5 a R$ 30, contêm misturas de ervas tradicionais, muitas delas usadas há décadas na medicina popular paraense.
Rótulos como ‘Abre-Caminhos’, ‘Passa no Vestibular’ e ‘Chama Dinheiro’ são alguns dos mais procurados. Mas são as poções do amor que despertam maior curiosidade, com nomes sugestivos como ‘Agarradinho’, ‘Chora nos Meus Pés’ e ‘Chama Marido Rico’.
Leia também: 6 motivos para conhecer o Mercado Ver-o-Peso, em Belém
Paula Cristina da Silva, vendedora experiente do Ver-o-Peso, explica que cada garrafa tem um propósito específico e o público sempre fica curioso.
“As ervas têm várias finalidades. Elas são usadas para banho, para tratar gripe, para descarrego e também para atrair boas energias. Além disso, algumas ervas são usadas para chás e garrafadas medicinais”, detalha.
Entre as garrafadas terapêuticas, contou Paula ao Portal Amazônia, há aquelas voltadas para saúde feminina, como a de “Catingueira”, usada para tratar problemas uterinos e regularização menstrual. Para os homens, a garrafada para próstata é uma das mais procuradas.
Outras fórmulas prometem alívio para dores, inflamações e úlcera. A produção é artesanal e o conhecimento é tradicional, sendo passado por gerações das famílias que investem na venda das poções regionais. Os ingredientes normalmente não são declarados nos rótulos em sua composição completa, mas informações básicas, como o componente principal, podem ser verificadas. Na dúvida, basta perguntar aos produtores, que são os próprios vendedores.

A demanda por novidades também influencia o mercado das ervas, perfumes e poções. “Os clientes chegam e pedem novas fragrâncias. Assim, criamos perfumes como ‘Pega Gay’ e ‘Pega Machuda’, conforme os pedidos”, explica Paula.
Entre os produtos mais vendidos estão os famosos óleo da bota e óleo do boto. O primeiro é usado para atrair parceiros românticos, aplicado no hidratante ou diretamente na pele. O óleo do boto, por sua vez, também tem fama de poderoso atrativo amoroso, sendo amplamente comercializado em todo o Brasil.
E aí? Qual fragrância você escolheria?
*Com a contribuição de Lucas Castanhola
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor