Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Título de Doutor Honoris Causa é aprovado ao Trio Roraimeira

Título de Doutor Honoris Causa é aprovado ao Trio Roraimeira

Trio Roraimeira completa 40 anos. Foto: Divulgação/Semuc

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa aos artistas Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto, que compõem o Trio Roraimeira. A honraria é a maior concedida por instituições de ensino superior no país.

Com 40 anos de uma união artística que se consolidou como o Movimento Roraimeira, um marco na cultura roraimense, o grupo musical foi reconhecido pela “sua atuação na promoção da cultura e da música regional”.

Leia também: Caldeirão de culturas e valorização regional: Movimento Roraimeira completa 40 anos

A honraria será entregue no dia 11 de novembro, no aniversário de 19 anos da instituição. A solicitação foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Ppgec), em conjunto com outros programas de ensino da universidade estadual, ao Conselho Universitário.

Criado em 1984, o Movimento Roraimeira surgiu da genialidade de Zeca, Neuber e Eliakin, e uniu músicos, escritores, poetas e artistas visuais do Norte do país, tendo na música a expressão mais marcante.

A honraria de Doutor Honoris Causa não será o primeiro título do trio. Entre os louros colhidos durante as décadas de carreira, está a maior honraria dada a um artista no : a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida ao trio em 2018. Hoje, eles são “cavaleiros da cultura brasileira”.

O trio Roraimeira surgiu como uma oportunidade de mostrar a beleza de Roraima tanto para trazer alegria para o coração do roraimense quanto para atrair turistas. Entre os monumentos naturais destacados nas composições do trio estão pontos turísticos como a Pedra Pintada, o lago Caracaranã, além da cultura indígena e das comidas e cheiros da terra de Makunaima.

Durante as quatro décadas de carreira o trio viveu muitos momentos especiais e importante para o Movimento Roraimeira, como em 1996 e 1998, quando Zeca Preto e Neuber Uchôa fizeram show na Suíça e o Eliakin Rufino se apresentou na Alemanha, levando a cultura roraimense para a Europa.

Além de shows internacionais, eles fizeram turnê pelo Norte do Brasil e apresentações no Rio de Janeiro e em Curitiba. O trio também teve músicas regravadas por artistas nacionais, como Gaby Amarantos, que regravou “Pimenta com Sal”, uma composição de Eliakin Rufino.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes