Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
download (2)

Tira-Gosto de Guariroba: uma delícia típica do Cerrado

Tira-Gosto de Guariroba: uma delícia típica do Cerrado

Você já ouviu falar da guariroba? Essa palmeira nativa do Cerrado brasileiro é muito apreciada por sua polpa doce e sua amêndoa saborosa, mas o que mais chama a atenção é o seu palmito amargo, que é usado em diversas receitas típicas da região.

A guariroba, ou gueroba, como também é conhecida, faz parte da cultura alimentar indígena e de diversas comunidades tradicionais do Centro-Oeste e do Norte de Minas Gerais. O palmito amargo é considerado uma iguaria e pode ser consumido cru, cozido, refogado, em conserva ou como tira-gosto.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer um delicioso tira-gosto de guariroba, que é perfeito para acompanhar uma cerveja gelada ou um suco natural. Confira os ingredientes e o modo de preparo a seguir:

Ingredientes:

– 300 g de guariroba
– Sal a gosto
– 1/2 limão
– 3 colheres de sopa de óleo
– 1 colher de chá de açafrão
– 1 cebola
– Pimenta-calabresa a gosto
– Páprica picante a gosto
– Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

– Corte a guariroba, coloque em uma vasilha, cubra com água e adicione o sal e o suco de limão. Deixe de molho por dez minutos. Isso vai ajudar a tirar um pouco do amargor do palmito.
– Em uma panela, coloque o óleo, o açafrão, a cebola e deixe dourar.
– Acrescente a guariroba escorrida, a pimenta, a páprica e deixe refogar.
– Junte um pouco de água, tampe e cozinhe até ficar macia.
– Finalize com cheiro-verde e já pode servir.

Pronto! Agora você já sabe como fazer um tira-gosto de guariroba que vai surpreender os seus convidados. Essa receita é simples, rápida e muito saborosa. Você pode usar os temperos que preferir, como orégano, pimenta-do-reino etc.

A guariroba é uma excelente fonte de nutrientes, especialmente vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo e ferro. Além disso, estudos sugerem que a guariroba pode ajudar a controlar o diabetes, pois possui compostos que ajudam a regular o açúcar no sangue¹.

Mas lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista se quiser investir em uma dieta nova, ok?

Esperamos que você tenha gostado desse artigo sobre tira-gosto de guariroba. Se você quiser conhecer outras receitas de tira-gosto que vão fazer sucesso na hora de servir³, confira esse link.

Mais sobre a Guariroba:

A guariroba é uma palmeira nativa do Brasil, que pode ser encontrada em uma grande parte do leste do país e também no nordeste da Bolívia e Paraguai². Ela faz parte da família das Arecaceae, a mesma do coco e do açaí.

O nome “guariroba” vem do tupi gwarai-rob, que significa “o indivíduo amargo”². Isso se refere ao sabor do seu palmito, que é usado em diversas receitas típicas da região do Cerrado. O palmito é o broto terminal da planta, que fica na parte superior do caule. Ele é considerado uma iguaria e pode ser consumido cru, cozido, refogado, em conserva ou como tira-gosto.

A guariroba pode atingir até 20 metros de altura, com folhas grandes e pinadas (como penas) que podem chegar a 3,5 metros de comprimento². As flores são pequenas e amareladas, e nascem aos milhares em um cacho composto. Elas são polinizadas por abelhas nativas, como as mandaguari, as bijuí e as borá.

Os frutos são pequenos coquinhos ovóides, de cor entre o verde e o amarelo, com casca fina e polpa carnosa e adocicada². Eles caem no chão naturalmente quando amadurecem. Dentro dos frutos há uma amêndoa branca e oleaginosa, que pode ser consumida ao natural ou torrada. Da amêndoa se extrai um óleo comestível, que também pode ser usado na indústria de sabão.

A guariroba é uma planta muito versátil e útil para as pessoas e para o meio ambiente. O caule é usado como madeira na construção civil e as folhas são usadas na alimentação de animais e na cobertura de casas³. A planta também é muito usada em paisagismo, embelezando parques, jardins e praças de várias cidades do interior de Goiás.

A guariroba é uma excelente fonte de nutrientes, especialmente vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo e ferro¹. Além disso, estudos sugerem que a guariroba pode ajudar a controlar o diabetes, pois possui compostos que ajudam a regular o açúcar no sangue¹.

A guariroba é uma palmeira que representa a riqueza e a diversidade do Cerrado brasileiro. Ela é um símbolo da cultura e da gastronomia das regiões onde ocorre, e merece ser preservada e valorizada.

Espero que você tenha gostado de aprender mais sobre a guariroba. Se você quiser saber mais sobre outras plantas nativas do Brasil, confira esse link.

Até mais!

Origem: conversa com o Bing, 26/06/2023(1) Guariroba – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Guariroba Acessado 26/06/2023.
(2) Guariroba. Palmeira nativa do cerrado brasileiro: guariroba. https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/guariroba.htm Acessado 26/06/2023.
(3) Guariroba, Palmeira, Brasil, O que é, Árvore Guariroba. https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/guariroba Acessado 26/06/2023.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: