Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Suco de toranja, leite e alguns chás podem ser muito perigosos se misturados com remédios, diz estudo

Suco de toranja, leite e alguns chás podem ser muito perigosos se misturados com remédios, diz estudo

As frutas são alimentos importantes para uma dieta saudável, pois são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais. Contudo, algumas delas não devem ser consumidas ao mesmo tempo em que se toma um medicamento, pois podem mudar completamente a forma como o corpo lida com aquela droga. O caso mais comum é o da toranja, uma fruta popular nos EUA, cujo consumo pode, em casos extremos, levar a pessoa a óbito.

Para entender a dinâmica dos alimentos e dos medicamentos em nosso organismo, precisamos nos lembrar das aulas de Química e Biologia. A toranja é rica em uma classe de compostos químicos chamados furanocumarinas, que sozinhos não fazem mal à saúde. Contudo, esses compostos estimulam nosso corpo a produzir algumas enzimas em menor quantidade.

Modelo em 3D da enzima CYP3A4. (Fonte: Getty Images)

As duas furanocumarinas presentes na toranja são a bergamotina e a dihidroxibergamotina. Esses compostos químicos fazem com que o fígado e o intestino delgado reduzam a produção de uma enzima chamada Citocromo P450 3A4 (ou CYP3A4). Essa enzima é fundamental para a absorção de muitos medicamentos, pois ajuda o corpo a quebrar as drogas ingeridas e possibilita a sua eliminação.

Então, os laboratórios criam seus medicamentos contando com a ação da CYP3A4. Sem ela, o paciente pode ter efeitos adversos, como uma superdosagem — algo que, em casos raros, poderia levá-lo a uma overdose.

Leia também: Por que a dipirona é proibida nos EUA, Japão e parte da Europa?

Sem a enzima CYP3A4, o medicamento pode não fazer efeito

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A combinação “toranja + medicamento” terá efeito diferente para cada tipo de droga ingerida. No caso de antialérgicos, o consumo do suco da fruta pode reduzir a eficácia do remédio. Em outros casos, o paciente pode lidar com sintomas desagradáveis, como batimentos cardíacos irregulares ou falta de ar.

Os efeitos relatados são mais comuns em quem toma o suco de toranja, pois a bebida tem uma concentração maior de furanocumarinas. Consumir a fruta em natura traria menos riscos.

A toranja não é uma fruta comum no , mas outras frutas cítricas contêm furanocumarinas em menor quantidade do que a toranja, mas contêm. Por isso, leia sempre a bula do seu remédio e converse com o seu médico e farmacêutico antes de misturar remédios com bebidas, incluindo sucos.

Outros alimentos interferem na absorção de remédios

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A toranja foi usada de exemplo para ilustrar as interações complexas entre os compostos químicos dos alimentos, dos fármacos e das enzimas do organismo. Isso não quer dizer que apenas as frutas cítricas interferem na dinâmica dos remédios.

Chás a base de Hypericum perforatum (Erva de São-João), por exemplo, diminuem a eficiência dos anticoncepcionais e podem contribuir para a gravidez indesejada. Já o leite pode reduzir a eficiência de antibióticos a base de tetraciclina.

O chá de Ginkgo biloba pode causar hemorragias quando consumido com o anticoagulante a base de varfarina. Por outro lado, os suplementos de ferro são melhor absorvidos quando tomados com sucos cítricos, como a laranja. Novamente, é recomendado ler a bula do medicamento, conversar com o farmacêutico e com o médico sobre esse tema.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes