Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Sema apresenta diagnóstico climático para estiagem 

Sema apresenta diagnóstico climático para estiagem 

Apresentação diagnóstico climático no Amazonas. Foto: Noir Miranda

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), apresentou, no dia 11 de agosto, o Diagnóstico Climático e Análise de Riscos Ambientais no Amazonas, durante reunião do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, organizada pela Defesa Civil. O objetivo é iniciar o planejamento integrado para a estiagem deste ano.

 📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Estiagem no Amazonas. Foto: Divulgação

O estudo servirá como base para a elaboração do Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do Estado, que integrará ações de diferentes órgãos para prevenir e minimizar impactos ambientais e sociais no Amazonas. Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o diagnóstico mostra a necessidade de integração entre órgãos estaduais para enfrentar os efeitos da crise climática.

“A Sema está coordenando a implementação de um plano integrado do estado para combate às mudanças climáticas. Vai ser muito importante a gente saber não só o que essas secretarias já estão fazendo, mas também como integrar essas ações para que a gente possa atuar em conjunto”, explicou Taveira.

Durante o encontro, ficou definido entre os membros que a Sema encaminhará o diagnóstico apresentado para todos os órgãos integrantes do comitê. Cada instituição deverá apresentar seus planos e iniciativas em andamento relacionados às mudanças climáticas, contribuindo para a consolidação do documento final.

diagnóstico climático
Apresentação diagnóstico climático. Foto: Reprodução/ Sema Amazonas.

“Não podemos atuar apenas quando o problema já existe. A reunião de hoje tem como finalidade compilar informações, submetê-las ao Comitê Técnico-Científico e, em breve, apresentar um plano norteador das ações do Estado. É essencial concluir este trabalho ainda durante o período crítico, que atinge seu ápice entre agosto e setembro, quando os impactos da seca tendem a ser maiores”, afirmou o secretário de Estado da Defesa Civil, coronel Francisco Máximo.

Leia também: Ribeirinhos destacam como sistema de captação de água diminui impactos de estiagem de 2024 no Amazonas

Sobre o Comitê de diagnóstico climático

O Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais foi instituído por decreto assinado pelo governador Wilson Lima em janeiro deste ano, tornando-se uma estrutura fixa de monitoramento e resposta a fenômenos como a cheia e a vazante dos rios.

Sobrevoo e vista de uma comunidade atingida pela estiagem em Manaus. Foto: Digulgação

Composto por 33 secretarias, órgãos e entidades estaduais, o colegiado conta com o apoio de um Comitê Técnico-Científico, responsável por orientar decisões com base em evidências. Entre as atribuições, estão a adoção de medidas para prevenir desastres, apoiar a reorganização do setor produtivo e promover a recuperação econômica das áreas atingidas.

Leia também: Estiagem severa no Amazonas aumenta teleatendimentos psicológicos de indígenas e ribeirinhos

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes