Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
rosa parks portada canal historia 768x432.jpg

Rosa Parks: A mulher que mudou o mundo com um simples “não”

Rosa Parks: A mulher que mudou o mundo com um simples “não”
Autor(a): Xapuri
Por Revista Xapuri

Por Eduardo Bueno/A História Esquecida
Rosa Parks foi a mulher que mudou o mundo com um simples “não”. Ao recusar-se a ceder seu assento do ônibus para que um homem branco sentasse, nos Estados Unidos, a meros e míseros 66 anos atrás, Rosa Parks foi presa por violar a lei de segregação do repugnante estado sulista do Alabama.
A prisão de Rosa Parks fez com que praticamente toda a comunidade negra de Montgomery, a cidade onde ela vivia, reagisse coletivamente pela primeira vez, erguendo-se contra o racismo e boicotando o transporte público local até que as leis segregacionistas fossem extintas.
Durante 381 dias, mais de 40 mil negros de Montgomery mantiveram o boicote, elaborando um sistema de caronas para que ninguém fosse prejudicado. O impacto econômico de mais de um ano de boicote fez com que as autoridades fossem obrigadas a ceder. Por causa do “não” de Rosa Parks, a Suprema Corte americana declarou inconstitucional a segregação racial em transportes públicos.
O boicote aos ônibus na abjeta cidade de Montgomery passou para a história como um dos eventos mais importantes do movimento dos direitos civis, e Rosa Parks uma de suas principais figuras.
Hoje seria o aniversário de Rosa Parks, que nasceu em 4 de fevereiro de 1913, destinada a transformar o mundo num lugar um pouco menos asqueroso, graças ao poder positivo de um “não”. Viva Rosa, que é uma rosa, que é uma rosa!
Via página Buenas Ideias
Imagens: Reprodução/Internet

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: