Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
nego em alta by mauricio andrade e1645222154250.jpg (2)

Rodeiro – Lenda do Rio Araguaia

Rodeiro – Lenda do Rio Araguaia

O Rio Araguaia é um dos maiores e mais belos rios do Brasil, que corta vários estados e tem um nome que significa “rio das araras” ou “papagaio manso” em tupi². Com suas praias de areia branca, seus cânions e sua rica biodiversidade, o Araguaia é um destino turístico muito procurado por quem gosta de natureza e aventura.

Mas o Araguaia também guarda seus mistérios e lendas, que fazem parte da cultura e da tradição dos povos que vivem às suas margens. Uma dessas lendas é a do Rodeiro, ou Bicho Rodeiro, uma arraia gigantesca que habita o fundo do rio e que ataca as embarcações que navegam por suas águas¹³⁴.

Segundo a lenda, o Rodeiro tem um formato circular, parecido com uma roda, e pode chegar a dimensões enormes, muito maiores do que as arraias comuns que também são encontradas no rio. O Rodeiro é um ser cruel e voraz, que se alimenta de presas humanas e não poupa ninguém que cruze seu caminho.

Os pescadores e ribeirinhos dizem que o sinal da chegada do Rodeiro é uma agitação repentina das águas, que indica que ele está se aproximando da superfície. Nesse momento, o pânico se instala entre os navegantes, que sabem que não têm como escapar do seu destino fatal. O Rodeiro ataca a embarcação com seu ferrão venenoso, fazendo-a afundar e levando todos para o fundo do rio, onde os devora por completo¹³.

Muitos acreditam que o Rodeiro é uma das lendas mais assustadoras do folclore goiano e brasileiro, e que ele é o responsável por muitos desaparecimentos e acidentes ocorridos no rio Araguaia. Outros dizem que ele é um ser pacífico e que só ataca quando se sente ameaçado ou perturbado em seu habitat. O fato é que ninguém sabe ao certo se ele existe ou não, mas todos respeitam seu poder e sua lenda.

A origem da lenda do Rodeiro

Não se sabe ao certo quando e como surgiu a lenda do Rodeiro, mas ela pode ter sido influenciada por outras lendas indígenas ou europeias que envolvem animais aquáticos monstruosos. Alguns estudiosos sugerem que ela pode ter sido inspirada na lenda do Cuero, um ser semelhante a uma arraia que habita as águas glaciais da Argentina e do Chile.

Outros afirmam que ela pode ter sido criada a partir de observações de arraias reais que vivem no rio Araguaia e que podem atingir grandes tamanhos. Esses animais podem causar acidentes com seus ferrões venenosos ou com suas caudas poderosas, capazes de virar uma canoa. Além disso, eles podem produzir sons estranhos debaixo d’água, como estalos ou assobios.

Seja qual for a origem da lenda do Rodeiro, ela é uma forma de expressar o fascínio e o temor que o rio Araguaia desperta nas pessoas que convivem com ele. O rio é fonte de vida, mas também de perigo; é cenário de beleza, mas também de mistério; é palco de aventura, mas também de medo. O Rodeiro é a personificação desses sentimentos contraditórios.

E você, teria coragem de enfrentar o Rodeiro? Ou prefere admirar as belezas do rio Araguaia sem se arriscar? Conte-nos nos comentários!

Origem: conversa com o Bing, 26/06/2023(1) Lendas do Folclore – Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/folclore/lendas-folcloricas/ Acessado 26/06/2023.
(2) Lendas e os Personagens do Folclore Brasileiro – Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/lendas-do-folclore/ Acessado 26/06/2023.
(3) Rodeiro – Lenda do Rio Araguaia xapuri.info. https://xapuri.info/rodeiro-lenda-do-rio-araguaia/ Acessado 26/06/2023.
(4) Lendas Indígenas – Toda Matéria. https://www.todamateria.com.br/lendas-indigenas/ Acessado 26/06/2023.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: