Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Revelando o passado: como os antigos egípcios redefiniram o tempo?

Revelando o passado: como os antigos egípcios redefiniram o tempo?

Os antigos egípcios deixaram um legado que transcendeu os séculos e mudou para sempre a forma como classificamos o tempo. Enquanto alguns aspectos eram facilmente compreendidos por vários povos, como a duração de um dia ou um ano, a semana e a hora eram unidades de tempo que não tinham conexões claras com os fenômenos astronômicos. 

No entanto, ao que indicam alguns hieróglifos, os egípcios podem ter sido os responsáveis por criar (ou aproximar) o parâmetro de hora que temos hoje.

Uma palavra misteriosa

O Templo de Osireion. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Nos textos hieroglíficos ancestrais, encontramos a palavra misteriosa “wnwt”, associada à noite. Mas como essa palavra se transformou no conceito de “hora” que conhecemos hoje? A resposta nos leva a Asyut, uma antiga cidade egípcia.

Arqueólogos, durante escavações lá pelos idos de 1890, depararam-se com túmulos fechados por tampas de madeira adornadas com tabelas astronômicas. Essas tabelas eram verdadeiros tesouros, representando as mudanças cósmicas que ocorriam ao longo de um ano. Era como um mapa estelar que traçava os movimentos das estrelas, uma obra-prima de sabedoria e observação.

Já no templo de Osireion, em Abydos, em um dos textos funerários de seu interior, há uma tabela de estrelas semelhante as das tampas dos caixões, onde 12 linhas eram rotuladas com a mesma palavra enigmática “wnwt”. Essas linhas pareciam representar as horas diurnas e noturnas como temos hoje, mas tinha alguns problemas.

Olhando para o céu

O relógio de Sol servia para contar as horas do dia. (Fonte: GettyImages/Reprodução)O relógio de Sol servia para contar as horas do dia. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Durante o Novo Império do Egito (1539–525 a.C.), já existiam 12 linhas wnnt correspondentes ao período diurno e outras 12 wnwt ao período noturno, totalizando assim 24 linhas, que é o mesmo número de horas que usamos atualmente para demarcar um dia completo.

Contudo, cabe lembrar que não existia o relógio moderno naquela época, então a marcação era feita com relógios de Sol e de água, o que podia alterar a duração do wnwt, pois há épocas do ano em que os dias podem ser maiores ou menores (solstício de verão e inverno).

Por isso, o wnwt não era necessariamente o equivalente a hora que temos hoje, já que, em dias mais longos, por exemplo, as 12 marcações de wnwt diurnas seriam maiores que as 12 noturnas.

Então, como chegamos às horas atuais?  Os antigos egípcios escolheram estrelas semelhantes à brilhante Sirius, estrela que desaparecia por cerca de 70 dias a cada ano. Logo, essas estrelas também sumiam por igual período.

Ao registrar o desaparecimento e reaparecimento dessas estrelas a cada 10 dias, eles criaram uma tabela que se assemelhava àquelas dos caixões.

Dessa forma, uma média de 12 estrelas semelhantes a Sirius eram vistas no céu a cada 10 dias, de modo que a noite passou a ser dividida em 12 partes iguais.

Obs.: Post publicado originalmente no Site Mega Curioso
ir para o post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: