Foto: Divulgação/Agência Andina
A Reserva Nacional Allpahuayo Mishana, localizada em Loreto, no Peru, abriga uma biodiversidade variada que a torna um destino importante quando se trata de conservação do meio ambiente.
Criada há 21 anos, a reserva além de contribuir para a preservação, tornou-se foco de importante atividade turística, dada a sua localização geográfica, a apenas 23 quilômetros da cidade de Iquitos.
Estrategicamente localizada na província de Maynas, em Loreto, numa área de 58.069 hectares, esta reserva caracteriza-se pela presença de bosques e a areia branca das encostas do rio Napo. Outra característica é a presença das florestas inundadas do rio Nanay, onde crescem espécies de plantas únicas.
Além da riqueza da flora e da fauna ali encontradas, esta reserva nacional também preserva as fontes de água para consumo humano que abastecem Iquitos.


A reserva peruana reúne 498 espécies de aves, das quais 21 são exclusivas das florestas de areia branca, incluindo seis espécies novas para a ciência e nove endêmicas da ecorregião de Napo.

Entre as espécies únicas desta área está o Iquitos perlita, que – segundo estimativas – tem uma população inferior a 100 exemplares.
Também foi registrada a presença de 83 espécies de anfíbios, 120 espécies de répteis e 155 espécies de peixes.
Quanto aos mamíferos, foram registradas 145 espécies. Entre eles, destacam-se dois primatas endêmicos desta área: o macaco huapo equatorial e o toco preto. O roedor Scolomys melanops também é encontrado na região.

O visitante pode ir ao Centro de Pesquisas Allpahuayo, localizado no quilômetro 26 da rodovia Iquitos – Nauta.
Neste local, anexo ao Instituto de Pesquisas da Amazônia Peruana, podem ser encontradas plantas medicinais e árvores frutíferas nativas no âmbito de um circuito turístico.
Um pouco mais adiante, no quilômetro 28 da referida estrada, fica o posto de vigilância El Irapay, onde começa uma trilha em direção à comunidade de Mishana.
A riqueza e os atrativos da Reserva Nacional Allpahuayo Mishana levaram esta zona do Peru a ser incluída na lista dos 100 melhores destinos da organização Destinos Verdes, que destaca localidades com qualidades ligadas ao desenvolvimento sustentável, tanto nas suas atividades econômicas como na o futuro de suas comunidades.

Entre as atividades que consolidam esse perfil está o manejo dos ovos das tartarugas que vivem às margens dos rios. Neste trabalho de preservação desta espécie, as autoridades atuam em conjunto com as comunidades locais.
Seguindo também os parâmetros do desenvolvimento sustentável, em Allpahuayo Mishana é colhido o fruto da palmeira aguaje (buriti), evitando a depredação desta árvore e de seus galhos, para que continue seu crescimento. Essa fruta também é utilizada pelas comunidades amazônicas para sustentar as famílias, tanto na venda como alimento quanto para uso no artesanato.

Nesse sentido, esta Reserva Nacional é palco todos os anos do Concurso de Escalada Aguaje, que reúne representantes das comunidades da região, que devem subir ao topo das palmeiras onde cresce esta fruta. Em novembro de 2024 este concurso teve a sua segunda edição.
*Com informações da Agência Andina
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor