Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Relembre 2 das guerras mais idiotas da história

Relembre 2 das guerras mais idiotas da história

Não importa o período da , sempre vamos encontrar a civilização humana envolvida em alguma guerra. Porém, enquanto algumas delas possuem motivação “compreensiva”, outras simplesmente começaram por motivos um tanto quanto idiotas.

Nas linhas a seguir, você terá a chance de ler sobre alguns confrontos iniciados por questões bizarras e que, por motivos de força maior, ficaram longe das páginas dos nossos livros escolares.

1. Guerra do Balde

Vamos começar, com o perdão pelo trocadilho, “chutando o balde” — afinal, foi literalmente por causa deste objeto que as cidades italianas de Modena e Bolonha entraram em confronto.

Em 1325, as cidades-estado mencionadas acima entraram em confronto por tomarem lados opostos em uma guerra que ficou conhecida como Questão das Investiduras, e envolvia a Igreja Católica e as realezas seculares. A motivação para isso era lutar contra o poder dos reis locais para nomear (ou investir) bispos, abades e líderes de igrejas locais.

Quem diria que um balde de madeira seria motivo para uma guerra. (Fonte: GettyImages)

Como tudo aconteceu?

Neste cenário, a cidade de Bolonha defendia os interesses do Papa, enquanto Modena estava do lado do imperador. Porém, o que desencadeou a batalha real não foi alguém ter ofendido um dos lados, um assassinato cruel ou algo do gênero, mas, acredite se quiser, o roubo de um balde.

Em 1325, um grupo de soldados de Modena entrou na cidade de Bolonha e simplesmente furtou o balde de madeira do poço central da cidade. Isso (com o perdão do trocadilho mais uma vez) foi a gota d’água para que os bolonheses destinassem um ataque com 30 mil soldados e 2 mil cavaleiros para resgatar o objeto, enquanto os modeneses se defenderam com 5 mil soldados e 2 mil cavaleiros.

Quem venceu?

Acredite se quiser, a lógica não ficou ao lado do exército mais numeroso, já que os modeneses conseguiram expulsar o exército de Bolonha e ainda marchar contra esta cidade, destruindo prédios locais e até uma construção no rio que abastecia o local com água.

Outro ponto importante nisso tudo é que os modeneses inclusive realizaram um desfile na cidade inimiga encenando o roubo do balde e a batalha que aconteceu depois. O objeto alvo desse confronto inclusive pode ser visto no porão da Torre Cívica, o que literalmente pode ser considerado um troféu bizarro para um confronto mais doido ainda.

Balde que motivou a Guerra do Balde em exposição. (Fonte: Wikimedia Commons)Balde que motivou a Guerra do Balde em exposição. (Fonte: Wikimedia Commons)

2. Guerra do porco

Da série “momentos em que vou mostrar que você mexeu com a pessoa errada”, eis que estamos diante de uma guerra que mobilizou alguns milhares de soldados por conta da morte de um porco.

O confronto em questão tomou forma em 1859 e envolveu americanos, britânicos e um porco curioso que meteu o seu focinho onde não devia.

Como tudo aconteceu?

Em 1859, havia um limite territorial entre as áreas americanas onde hoje é o estado de Washington e as áreas britânicas ao norte, onde atualmente é o Canadá. Porém, havia um impasse sobre a ilha de San Juan, que ficava entre as duas nações.

Ambos os países diziam que eram proprietários de parte das terras de San Juan e tinham representantes vivendo pacificamente no local, mas esse cenário mudou depois que um porco decidiu avançar para onde não devia.

Em 15 junho de 1859, um americano chamado Lyman Cutlar viu um porco de raça britânica invadindo sua fazenda para comer as batatas da plantação. Sem pensar duas vezes, ele pegou sua arma, atirou no porco e o matou. Porém, o que ele não sabia era que o dono do animal, o irlandês Charles Griffin, iria tira satisfação.

Para evitar problemas, Cutlar oferecer dez dólares pelo porco, mas Griffin não estava de acordo e pediu cem dólares. Sem chegar a um acordo, eles decidiram que seria melhor um deixar os porcos longe das batatas e o outro as batatas longe dos porcos, e foi aí que o exército norte-americano entrou em ação. Do outro lado, navios de guerras foram enviados pelos britânicos com mais de dois mil soldados.

Um porco quase provocou uma guerra entre americanos e britânicos. (Fonte: GettyImages)Um porco quase provocou uma guerra entre americanos e britânicos. (Fonte: GettyImages)

Quem venceu? 

Resposta simples e direta: ninguém. Esse confronto começou com um porco e depois virou um verdadeiro chiqueiro, já que ambos os exércitos foram posicionados diante um do outro e com a ordem de atacar apenas se o outro lado fizesse algum movimento primeiro. Sem ter muito o que fazer, os soldados passaram a se insultar mutuamente para ver se algo acontecia, mas nada feito.

Como nenhum dos lados se moveu, as autoridades de cada país decidiram por bem retirar suas tropas, negociar um acordo pacífico e delimitar melhor os limites da ilha de San Juan para os americanos e os britânicos.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes