Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Quem são as Majés? Caprichoso homenageia mulheres da floresta

Quem são as Majés? Caprichoso homenageia mulheres da floresta

Foto: Matheus Castro/Rede Amazônica AM

Os bois-bumbás levam, todos os anos, para a arena do Bumbódromo, elementos regionais, lendas e características típicas da Amazônia. Em 2025, o Boi Caprichoso homenageou as majés: mulheres da floresta no Festival Folclórico de Parintins em sua primeira noite, nesta sexta-feira (27).

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

A Rainha do Folclore do Boi Caprichoso, Cleise Simas, foi quem se transformou em uma majé durante sua apresentação. Mas quem são as majés?

O bumbá explica que elas são mulheres da floresta, detentoras de saberes milenares, curadoras e contadoras das histórias do povo e da natureza. São elas que, com gestos, rezas, puxadas e palavras, transmitem sabedoria que brota das raízes da mata e do ventre da própria terra.

Para o ‘Tempo de Retomada’, o Caprichoso as defende como Figura Típica Regional. “Em cada conselho e palavra de afago, em cada costela ‘desmentida’, em cada puxada e repuxada oriunda do conhecimento ancestral e milenar, mora o saber das Majés — as senhoras da cura”, destaca o bumbá azulado.

​📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins

“Na primeira noite, ‘AMYIPAGUANA: RETOMADA PELAS LUTAS’, traremos de volta nossas crenças originárias, desfazendo o trabalho do colonizador sobre nossas deidades e sobre nossos povos originários e comunidades tradicionais. É a retomada do “Legislador”, livre da imagem demoníaca imputada por missionários cristãos; é o sopro de cura das majés; é a retomada da verdadeira face da antropofagia: o massacre promovido contra os Tupinambá por Mem de Sá, na chamada “batalha dos nadadores”, também chamada de ‘massacre dos cururupe’”, descreve o Conselho de Arte do Boi Caprichoso na edição de apresentação do projeto de 2025.

O Festival segue até o domingo (29). O Caprichoso abre as duas próximas noites de apresentações.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes