>
Pozega
27 ožu.
12°C
28 ožu.
12°C
29 ožu.
15°C
30 ožu.
12°C
31 ožu.
12°C
1 tra.
13°C
2 tra.
16°C
>
Pozega
27 ožu.
12°C
28 ožu.
12°C
29 ožu.
15°C
30 ožu.
12°C
31 ožu.
12°C
1 tra.
13°C
2 tra.
16°C
Weather for the Following Location: Pozega map, Croatia
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Quem foram os nazarenos na época de Jesus?

Quem foram os nazarenos na época de Jesus?

Muita gente costuma se referir ao filho de Deus pelo epíteto “Jesus de Nazaré”, ou “Jesus, o Nazareno”. O termo indica que ele foi criado na cidade de Nazaré, na Galileia, no norte do atual Estado de Israel.

Mas isso pode nos levar à indagação: como eram os nazarenos na época de Jesus? E o que havia na cidade para o filho de Deus ser referido até hoje assim?

Quem eram os nazarenos?

Os Nazarenos também se definiram como um movimento artístico. (Fonte: The Art History / Reprodução)

Se você for ler a Bíblia, vai notar que a associação de Jesus com a cidade de Nazaré é muito forte. Mas, pelo conhecemos pelo relato bíblico, essa não foi a sua cidade natal: ele nasceu em Belém. Ainda assim, é citado pelos evangelhos como “Jesus de Nazaré”, pois foi lá que ele viveu e cresceu com os pais.

De alguma forma, Nazaré ou Nazareno aparece no seu nome como uma indicação de localidade, tal como se referir a alguém como baiano ou paulista. Mas, de acordo com o portal Britannica, o grego original usava o termo com implicações religiosas em vez de geográficas. A palavra podia ser traduzida como “devoto”, e os que estivessem dentro desse guarda-chuva estariam envolvidos com o judaísmo.

No livro Atos, 24, há uma primeira referência aos nazarenos como uma seita distinta. Lê-se lá: “ele é um líder da seita dos nazarenos e até tentou profanar o templo; então o prendemos”. Ou seja, nos primeiros dias do cristianismo, os seguidores de Jesus podem ter sido chamados de nazarenos.

Dentro daquele contexto, o termo era pejorativo, já que os seguidores de Jesus eram ridicularizados de modo geral. Enquanto isso, os cristãos do Império Romano se autodenominavam “santos” ou seguidores do “Caminho”. Logo “Nazareno” e “O Caminho” desapareceram da linguagem e “Cristão” se tornou o único jeito a se referir aos seguidores de Jesus.

As igrejas nazarenas hoje

Imagem de uma Igreja dos Nazarenos, nas Filipinas. (Fonte: CNN / Reprodução)
Imagem de uma Igreja dos Nazarenos, nas Filipinas. (Fonte: CNN / Reprodução)

Durante o século IV, provavelmente os nazarenos foram absorvidos em parte pelo judaísmo tradicional e em parte pelo cristianismo tradicional. Mas o nome “Nazareno” continuou existindo, e passou a se referir a uma sociedade de arte alemã que fazia parte do movimento romântico.

O grupo visava reviver a espiritualidade na arte, e recebeu esse nome como uma forma de escárnio, pois eles apresentavam publicamente com uma maneira bíblica de se vestir e usavam um mesmo estilo de cabelo.

O mais curioso é que esse movimento existe até hoje. A Igreja do Nazareno é atualmente uma denominação protestante e uma igreja evangélica metodista, com mais de 2 milhões de seguidores (segundo informação deles mesmos). 

Em comum com outras vertentes das igrejas pentecostais, os nazarenos mantêm uma certa visão conservadora nos costumes, rejeitando as questões LGBTQIA+ e proibindo o uso de álcool ou cigarro. Por outro lado, eles estão abertos para aceitar o evolucionismo da ciência.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES