Foto: Reprodução/UFMT
Já circula pelos corredores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) o protótipo de carro elétrico desenvolvido pelo projeto de extensão OHMEGA, vinculado ao departamento de Engenharia Elétrica, vinculado a Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), que tem como principal finalidade promover a eletromobilidade na região com o desenvolvimento do protótipo como seu principal foco.
Na parte elétrica o dimensionamento ocorreu por meio de um alternador doado por um professor do curso de engenharia elétrica, mas que passou por modificações internas para funcionar como um motor.
O desenvolvimento do protótipo foi realizado por discentes em sua maioria do curso de Engenharia Elétrica sob a orientação da docente Camila Fantin e de outros professores do curso que ajudaram nas decisões.
O principal obstáculo no início foi financeiro, com a realização através da doação de uma metalúrgica, de um professor e de rifas promovida pelos envolvidos para arcar as despesas.
Fantin destaca a importância de projetos como este na Engenharia Elétrica:
“A preservação ambiental é uma preocupação global, a eletromobilidade está se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano, é fundamental que nossos estudantes tenham contato direto com essa tecnologia”.
Segundo Fantin, o projeto serve como plataforma de aprendizado aos estudantes. A professora explica que“o projeto tem o plano de continuar aprimorando o protótipo com a meta de torná-lo competitivo na Fórmula SAE Brasil (competição voltada para os estudantes de Engenharia).
*Com informações da UFMT
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Portal Amazônia e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor