Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
img 2550

Ponto Nemo: o lugar mais isolado e misterioso do mundo

Ponto Nemo: o lugar mais isolado e misterioso do mundo

O ponto nemo é um ponto no meio do Oceano Pacífico, nas coordenadas 48°52’6\”S 123°23’6\” W¹. Ele é o local mais distante de qualquer continente ou ilha no planeta Terra, seja ela habitada ou não³. Por isso, ele também é chamado de Polo da Inacessibilidade do Pacífico. No latim, seu nome significa “ninguém”, o que representa bem o quão desconhecido e solitário é esse lugar¹.

A descoberta do ponto nemo

O ponto nemo foi descoberto em 1992 pelo engenheiro e pesquisador croata Hrvoje Lukatela, usando um software de computador. Ele usou o conceito de triângulo equilátero para encontrar o ponto mais afastado de três pontos na superfície da Terra. Os três pontos que ele escolheu foram a Ilha de Ducie, próxima à Polinésia Francesa, a Ilha Moto Nui, ao sul da Ilha de Páscoa, e a Ilha de Maher, na costa da Antártica¹. A distância entre o ponto nemo e essas ilhas é de cerca de 1600 quilômetros¹².

A vida no ponto nemo

O ponto nemo está localizado no meio do Giro do Pacífico Sul, uma imensa corrente marítima circular que gira no sentido horário. Essa corrente impede que a água mais fria e rica em nutrientes suba à superfície, o que torna a região muito pobre em vida marinha. Além disso, a temperatura da água superficial é de cerca de 5,8 graus Celsius². Por isso, poucos seres vivos habitam o ponto nemo, apenas alguns microrganismos e peixes pequenos². O oceanógrafo Steven D’Hondt, da Universidade de Rhode Island, disse à BBC que “é um dos lugares menos biologicamente ativos do oceano mundial” ².

O cemitério espacial

O ponto nemo tem outra característica curiosa: ele é o local escolhido para o descarte de lixo espacial. Isso porque ele é o lugar mais seguro para que as espaçonaves, satélites e outros objetos que orbitam a Terra sejam desativados e enviados para colidir com a superfície terrestre. Como ele está muito longe de qualquer área habitada ou navegável, o risco de causar danos ou ferimentos é mínimo¹².

Desde os anos 70, muitos países usam o ponto nemo como cemitério espacial. Estima-se que mais de 260 objetos já tenham caído nessa região, incluindo a primeira estação espacial da história, a Mir, em 2001¹². A Estação Espacial Internacional (ISS) também tem seu destino previsto para o ponto nemo, quando for desativada em 2031².

Os mistérios do ponto nemo

O ponto nemo também já foi palco de muitas teorias e especulações. Em 1997, oceanógrafos detectaram um som vindo do local, chamado de “Bloop”. O som era mais alto do que o emitido por uma baleia azul, o que levantou hipóteses de que um grande monstro marinho habitasse o local. No entanto, a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) esclareceu que na verdade o som era causado pela ruptura de icebergs na região¹².

O ponto nemo também inspirou alguns escritores e artistas. O nome foi dado em homenagem ao capitão Nemo, personagem do livro “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne. O autor descreveu uma ilha submersa chamada Lincoln Island no mesmo local onde fica o ponto nemo¹. Outro autor que se inspirou no ponto nemo foi o britânico H.P. Lovecraft, que situou a cidade fictícia de R’lyeh, onde dorme o deus-monstro Cthulhu, nas proximidades do ponto nemo¹.

A exploração do ponto nemo

Apesar de ser o lugar mais isolado e inacessível da Terra, o ponto nemo ainda desperta a curiosidade e o interesse de alguns aventureiros e cientistas. Em 2016, uma expedição chamada Nemo 2016 partiu da Nova Zelândia para explorar o ponto nemo e coletar amostras de água, sedimentos e organismos. A expedição foi liderada pelo oceanógrafo francês Jean-Louis Étienne e contou com a participação de 15 pesquisadores de diferentes países. O objetivo era estudar as características físicas, químicas e biológicas do ponto nemo, bem como os impactos do lixo espacial no ecossistema marinho².

Em 2018, outra expedição chamada Five Deeps Expedition partiu para explorar os pontos mais profundos dos cinco oceanos do mundo, incluindo o ponto nemo. A expedição foi liderada pelo explorador americano Victor Vescovo e contou com um submarino especialmente projetado para suportar as altas pressões das profundezas. O objetivo era mapear o relevo submarino do ponto nemo e registrar imagens e vídeos inéditos do local².

A importância do ponto nemo

O ponto nemo pode parecer um lugar sem importância ou interesse, mas ele é um exemplo da diversidade e da complexidade do planeta Terra. Ele mostra que mesmo nos lugares mais remotos e extremos, há vida e há mistérios a serem desvendados. Ele também mostra que mesmo nos lugares mais seguros e distantes, há impactos humanos e há responsabilidades a serem assumidas. O ponto nemo é um lugar que nos convida a refletir sobre o nosso papel como habitantes e exploradores da Terra, e sobre o nosso respeito e cuidado com o meio ambiente.

Origem: conversa com o Bing, 10/06/2023
(1) Ponto Nemo: local mais isolado do mundo é cemitério de espaçonaves. https://olhardigital.com.br/2023/03/29/ciencia-e-espaco/ponto-nemo-local-mais-isolado-do-mundo-e-cemiterio-de-espaconaves/.
(2) Ponto Nemo – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_Nemo.
(3) Ponto Nemo, o ‘cemitério’ no fundo do mar que sepultará a … – UOL. https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/02/09/ponto-nemo-o-cemiterio-no-fundo-do-mar-que-sepultara-a-estacao-espacial.htm.
(4) Ponto Nemo: o lugar mais inacessível da Terra – Tempo.com. https://www.tempo.com/noticias/actualidade/curiosidades-de-ponto-nemo-o-lugar-mais-inacessivel-da-terra.html.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: