>
Brasilia
14 Ago
28°C
15 Ago
28°C
16 Ago
26°C
17 Ago
26°C
18 Ago
26°C
19 Ago
25°C
20 Ago
26°C
>
Brasilia
14 Ago
28°C
15 Ago
28°C
16 Ago
26°C
17 Ago
26°C
18 Ago
26°C
19 Ago
25°C
20 Ago
26°C
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Podcast investiga o que restou de Porto Alegre um ano após a enchente de 2024

Podcast investiga o que restou de Porto Alegre um ano após a enchente de 2024

Um ano após as águas submergirem a capital gaúcha, o podcast narrativo “O Fim do Futuro” percorre os rastros da enchente de 2024 — e as cicatrizes que ela deixou no solo, nas políticas públicas e na própria ideia de progresso. Com cinco episódios, a série documental parte da tragédia climática de Porto Alegre para refletir sobre colapso, memória e reconstrução. O projeto tem o apoio do Instituto Serrapilheira. 

Narrado e idealizado por Geórgia Santos, a iniciativa costura relatos, entrevistas com especialistas e áudios de arquivo para construir uma crônica sonora sobre “uma cidade que nasceu sob as águas, mas parece ter esquecido disso”. “Esse é um projeto que parte do que aconteceu com Porto Alegre, porque a gente entende que foi a primeira capital a, praticamente, sucumbir às mudanças climáticas. Mas não é sobre a capital gaúcha, apenas. É sobre o modelo de sociedade que a gente escolheu ao longo do tempo e que está acabando com a gente”, disse Geórgia. 

Entre os entrevistados estão nomes como a bióloga Lara Lutzenberger, o geólogo Rualdo Menegat, a física Márcia Barbosa, o ambientalista Francisco Milanez, o sociólogo Marcelo Kunrath, o economista Ely Mattos e outros pesquisadores e testemunhas do desastre.

“O podcast evita fazer uma mera revisão do que deu ou não certo um ano depois da tragédia. Nossa ideia é expor as perguntas e os dilemas que, por conta do colapso climático, vão seguir conosco nas próximas décadas”, ressaltou Filipe Speck, produtor executivo, roteirista e diretor da Matinal, veículo que produziu o podcast, junto com a Vós. 

A maioria dos episódios já está disponível no Spotify, YouTube e Amazon Music

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes

en EN fr FR it IT pt PT es ES