Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Planta da Caatinga invade restingas da Mata Atlântica

Planta da Caatinga invade restingas da Mata Atlântica

Adaptada a solos arenosos banhados pelo sol farto, a rabo-de-calango deu as caras no Rio de Janeiro após 146 anos. A planta foi registrada pela primeira vez no estado em 1877. Em março deste ano, a espécie foi encontrada em dez pontos de Saquarema, a 120 km da capital carioca.

Antes, em 1972, ela havia sido registrada apenas no Espírito Santo. Essa erva rasteira não é exclusiva do , mas é considerada nativa da Caatinga. Um artigo científico consolida a descoberta, informa a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

As investigações seguem sobre como chegou e quanto às ameaças da rabo-de-calango à Mata Atlântica, mas as alterações globais do clima podem estar tornando ambientes em outros biomas mais secos, ensolarados e quentes. Tudo mais favorável à espécie. 

Sua disseminação pode reduzir ou eliminar a de restingas e outras formações naturais. As invasões biológicas são uma grande ameaça à biodiversidade global, mostrou ((o)eco. Supostas ocorrências da rabo-de-calango podem ser relatadas a [email protected] ou [email protected]

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site O Eco e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Postes Recentes