Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
GettyImages-472512786.jpg

Planeta Terra pode ter fim macabro causado por um Sol morto

Se você pensa que as preocupações futuras sobre o destino da Terra estão limitadas às mudanças climáticas ou à expansão urbana, é hora de expandir seus horizontes cósmicos. Um estudo recente sobre anãs-brancas, as estrelas mortas do universo, trouxe algumas perspectivas intrigantes sobre o que poderia acontecer com nosso planeta depois que o Sol der o seu último suspiro. 

Prepare-se para uma jornada pelo cosmos e descubra se a Terra está destinada a ser engolida, dilacerada ou talvez até mesmo sobreviver nesse turbilhão cósmico.

Um zumbi à espreita

Haverá ainda a raça humana no último suspiro da Terra? (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Antes de tudo, é importante entender que nosso querido Sol, como qualquer outra estrela no Universo, não será eterno. Da mesma forma que todas as estrelas de tamanho similar, ele enfrentará estágios dramáticos em sua existência.

Primeiro, se tornará uma gigante vermelha, espalhando seu calor pelo sistema solar e tornando a vida na Terra impossível. Mas o show não acaba aí. Eventualmente, o Sol encolherá para se tornar uma anã branca, um cadáver estelar quente e denso — um zumbi cósmico, se preferir.

Aqui é onde as coisas ficam interessantes. Enquanto alguns cientistas acreditam que a Terra poderia escapar da tragédia final, outros sugerem que ela será devorada pelo Sol quando ele se transformar em gigante vermelha. Nesta hipótese, o nosso planeta pode ser engolido pelas chamas ardentes da estrela ou dilacerado por sua gravidade implacável

Caso sobreviva, o horizonte ainda é de caos. Mercúrio e Vênus, os planetas mais próximos do Sol, serão provavelmente os primeiros a serem engolidos por esse inferno estelar. Isso deixaria a Terra em uma posição precária, com sua atmosfera e oceanos sendo arrancados pela intensa radiação solar.

O fim do sistema solar

O sistema solar irá sucumbir frente à anã branca. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
O sistema solar irá sucumbir frente à anã branca. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Estudos recentes sobre anãs brancas revelaram mudanças intrigantes em seu brilho ao longo de décadas. Segundo as pesquisas, o estágio de anã branca apresenta muitos desafios aos corpos celestes que a acompanham. 

Imagine asteroides, luas e talvez até planetas sendo dilacerados e transformados em poeira enquanto orbitam essas estrelas mortas. É um espetáculo caótico e violento que desafia nossa compreensão do cosmos. Não é difícil imaginar o mesmo destino reservado para corpos celestes em nosso próprio sistema solar.

É nesse cenário caótico que as coisas ficam ruins também para os outros planetas do Sistema Solar. Marte e os gigantes gasosos, como Júpiter e Saturno, podem sobreviver à transição do Sol para uma anã branca, mas não a seus próprios desafios. 

No entanto, não há motivo para pânico imediato. O Sol ainda tem bilhões de anos pela frente antes de sua morte final. E mesmo quando se tornar uma anã branca, levará ainda mais tempo para que seu brilho se apague completamente. Então, por enquanto, podemos continuar a desfrutar do conforto de nosso planeta azul enquanto ele ainda está aqui.

As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Mega Curioso e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: