Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF e PCDF deflagram operação para combater

PF e PCDF deflagram operação para combater atos criminosos praticados contra instituições públicas

Operação Nero cumpre 32 mandados contra suspeitos de participar de atos de vandalismo cometidos na capital federal no dia 12/12.

Brasília/DF – A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal deflagram, na manhã desta quinta-feira (29/12), a Operação Nero, com o objetivo de identificar e prender os envolvidos na tentativa de invasão ao Edifício-Sede da PF no dia 12/12 e de praticarem outros atos criminosos na mesma data pela capital federal, como a depredação à 5ª Delegacia de Polícia, além de incêndios criminosos contra veículos e ônibus.

Policiais federais e civis cumprem 32 ordens judiciais de busca e apreensão e de prisão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de Rondônia, Pará, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

As investigações tiveram início na Polícia Federal, visando identificar os envolvidos no ataque ao Edifício-Sede da instituição, e na Polícia Civil do Distrito Federal, a qual apurou os atos de vandalismo cometidos em Brasília.

Os suspeitos teriam tentado invadir a sede da PF com o objetivo de resgatar um homem preso pela instituição no dia 12. Após serem frustrados, teriam dado início a uma série de atos de vandalismo pela cidade. As duas investigações foram encaminhadas, em razão de declínio de competência, ao Supremo Tribunal Federal.

O conjunto da investigação buscou identificar e individualizar as condutas dos suspeitos de depredar bens públicos e particulares, fornecer recursos para os atos criminosos ou, ainda, incitar a prática de vandalismo.

Os crimes objetos da apuração são de dano qualificado, incêndio majorado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, cujas penas máximas somadas atingem 34 anos de prisão.

O nome da operação faz referência a um imperador romano do primeiro século que ateou fogo em Roma.

Será concedida coletiva de imprensa, no auditório do Edifício-Sede da Polícia Federal em Brasília, às 09h30. Os veículos que desejarem participar da coletiva, devem encaminhar o nome e CPF dos participantes por meio de um e-mail corporativo para [email protected] até às 9h desta quinta-feira (29/12).

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024.8142

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Postes Recentes

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Redes Sociais: