Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira 2 pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal indica que o ex-presidente Donald Trump lidera a disputa contra o atual presidente Joe Biden em 6 dos 7 estados considerados decisivos na corrida eleitoral nos Estados Unidos.
Os estados são conhecidos como “pêndulos” [swing states, em inglês] por votarem ora nos republicanos, ora nos democratas. Nas eleições de 2016 e de 2020, eles foram decisivos para garantir o resultado eleitoral.
Segundo a pesquisa, os votos de Trump e Biden estão divididos quando considerada a margem de erro. O ex-presidente, no entanto, tem vantagem numérica nos estados da Pensilvânia, Michigan, Arizona, Nevada, Carolina do Norte e Georgia. Apenas em Wisconsin os dois aparecem com as exatas mesmas intenções de votos. Veja os resultados:
Trump 47% X Biden 42%
Trump 44% X Biden 43%
Trump 48% X Biden 45%
Trump 49% X Biden 43%
Trump 48% X Biden 44%
Trump 47% X Biden 44%
Trump 46% X Biden 46%
O pleito norte-americano está marcado para 5 de novembro, embora os votos comecem a ser despachados por correio em data anterior. A vantagem numérica de Trump foi impulsionada pela insatisfação dos eleitores com a economia nacional e incertezas sobre o desempenho de Biden para o próximo mandato.
A pesquisa foi realizada pelo jornal entre os dias 17 a 24 de março com 4.200 eleitores, sendo 600 em cada um dos estados. A margem de erro do levantamento é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos o que significa que, apesar da liderança numérica de Trump, há uma clara divisão entre os eleitores nos swing states.
As informações apresentadas neste post foram reproduzidas do Site Carta Capital e são de total responsabilidade do autor.
Ver post do Autor