O folclore do Brasil inspira histórias e “causos” que se perpetuam por gerações. E esse universo fantástico levou uma universitária a desenvolver um jogo de xadrez baseado nos personagens que fazem parte da cultura brasileira.
Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a designer Ana Oliveira afirma que o intuito não é o ensino de xadrez para crianças, mas apenas um meio para atingir a finalidade do trabalho, que é aprimorar a maneira como o folclore brasileiro é abordado nas escolas.
No projeto de Ana, cada peça do folclore representa uma peça de xadrez: os peões são o Curupira, as torres são o boitatá, os cavalos são a mula-sem-cabeça, os bispos são o boto-cor-de-rosa, o rei é o saci-pererê e a rainha é a cuca.
Ainda no projeto, Ana explica que os personagens foram escolhidas a partir de sua representação dentro do folclore brasileiro e as peças foram produzidas em resina e finalizadas em uma impressora 3D.
As peças do xadrez folclórico foram dividas assim:
A rainha é a Cuca
O rei é o Saci-Pererê
As torres são o Boitatá
Os bispos são o Boto-cor-de-rosa
Os cavalos são a Mula-sem-cabeça
Os peões são o Curupira
As cores escolhidas para representar os lados foram branca e vermelha. Confira algumas imagens do jogo:
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